Souza, Silvia Regina de [Orientador]Suzuki, Beatriz Miyuki2024-05-012024-05-012017.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16268Resumo: Dados de alguns estudos apontam que os jogos educativos podem ser instrumentos efetivos para o ensino de leitura e escrita em razão de seu caráter motivacional e da possibilidade de programa-los de acordo com os princípios da Análise do Comportamento O objetivo do Artigo 1 foi: (a) realizar um levantamento e descrever as pesquisas que utilizaram jogos para ensino de leitura e escrita e (b) avaliar o protótipo do jogo educativo Abrakedabra, Versão 2, no que diz respeito ao ensino de palavras com encontros consonantais, a usabilidade e o engajamento produzidos por ele O jogo visa o ensino de leitura e escrita utilizando os procedimentos de MTS e CRMTS Foram recuperados 1 estudos que apontaram que os jogos educativos podem ser instrumentos efetivos no ensino de leitura e escrita, dentre eles os estudos com o jogo de tabuleiro Abrakedabra No presente estudo foram realizadas mudanças no jogo Abrakedabra e seu novo protótipo foi avaliado Participou uma criança de cinco anos, matriculada na Educação Infantil, que não sabia ler e escrever palavras com encontros consonantais No pré-teste foram avaliadas as relações entre palavra impressa e palavra falada pelo participante; entre figura e palavra impressa; entre figura e palavra escrita pelo participante; e entre palavra falada e conjunto de letras A intervenção foi feita utilizando o jogo Abrakedabra ao longo de 15 sessões No pós-teste as relações foram novamente testadas e observou-se que houve um aumento no número de palavras corretamente lidas e selecionadas, para as palavras de ensino e de generalização No que diz respeito às sílabas com encontro consonantal, observou-se aumento no número de sílabas lidas apenas para as palavras de ensino Os resultados sugerem que o jogo Abrakedabra pode ser utilizado para o ensino de palavras com encontros consonantais, contudo, há a necessidade de readequações no jogo e no procedimento devido ao desempenho com as palavras de generalização No Artigo 2 o jogo educativo Abrakedabra foi novamente modificado (Versão 3) e avaliou-se seus efeitos sobre os comportamentos de ler e escrever palavras com encontros consonantais A nova versão do jogo também foi avaliada no que diz respeito à usabilidade e engajamento Participaram do estudo três crianças do 1º ano do ensino fundamental, com 6 anos de idade Empregou-se um delineamento de linha de base múltipla No pré-teste foram avaliadas as relações entre palavra impressa e palavra falada pelo participante; entre figura e palavra impressa; entre figura e palavra escrita pelo participante; e entre palavra falada e conjunto de letras Na intervenção foi utilizado o jogo AbraKedabra ao longo de 18 a 24 sessões Entre as intervenções e após as mesmas, as relações foram avaliadas novamente (Sondas e Pós-teste) Observou-se que para todos os participantes houve aumento na porcentagem de respostas corretas para todas as relações testadas Quanto à usabilidade e engajamento, observou-se que o jogo tem a mecânica adequada à população avaliada e que os participantes se engajaram no jogoAnálise do comportamentoJogos educativosLeituraPsicologia educacionalBehavioral analysisEducational gamesReadingAvaliação do jogo abrakedabra no ensino de palavras com dificuldades da línguaDissertação