Platt, Adreana Dulcina [Orientador]Araujo, Francieli2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14310Resumo: O presente estudo teve o objetivo de analisar a proposta formativa do “Programa de Formação Político-Sindical e Educacional” proposto pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, a APP-Sindicato (Associação dos Professores do Paraná), em conjunto com a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), entre os anos de 27 e 29 Para cumprir com a finalidade delineada, examinou-se parte do material didático (apostilas), o qual integra o curso de formação Tratou-se, em síntese, de detectar as potencialidades da iniciativa contida na proposta formativa do programa de formação da APP-Sindicato, mas, também, os limites de sua pedagogia de formação, direcionada às suas bases de professores e funcionários de escola pública, a qual tem o intuito de elevar o grau de consciência crítica e política do conjunto da categoria Em geral, conferiu-se que o material analisado traz implicações ao processo de formação política dos profissionais ligados a APP, uma vez que a sociedade de classes é retratada de forma dicotômica e superficial, descaracterizando a luta de classes e seus embates ideológicos Verificou-se também que o material vale-se de uma ampla gama de autores das mais diversas perspectivas filosóficas, as quais não são devidamente articuladas a ponto de evidenciar o processo evolutivo do pensamento liberal e a crítica que se faz a ele, resultando em uma espécie de ecletismo teórico-metodológico Para a análise e a problematização do programa de formação, recorreu-se à concepção materialista da históriaPolítica e educaçãoSindicatosProfessoresEducação e EstadoSociologia educacionalEducational sociologyEducação política e consciência crítica : o Programa de Formação Político, Sindical e Educacional da APP-Sindicato (2007-2009)Dissertação