Rezende, Lucinea Aparecida de [Orientador]Freitas, Lisiane Freitas de2024-05-012024-05-012014.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14209Resumo: Neste trabalho foi objetivada a análise da leitura em suas diferentes concepções e particularidades, em especial aquelas inerentes ao Curso de Direito Foi averiguada a leitura vivenciada nesse curso e possíveis implicações nos exames da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB Como problematização delimitamos os seguintes questionamentos: Como se dá a leitura nos Cursos de Direito das faculdades privadas de uma cidade do norte do Paraná? Qual a relação possível de ser estabelecida entre os resultados dos exames unificados, em nível nacional, da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB e a leitura? As questões postas advêm da necessidade de conhecer como ocorre a leitura nesses cursos e verificar elementos que possam permear os altos índices de insucesso nesses exames O universo da pesquisa foi constituído pelos acadêmicos de quarto e quinto anos dos cursos de Direito de 4 faculdades privadas do norte do Paraná (totalizando 322 pesquisados), bem como egressos, que passaram pelo Exame de Ordem, selecionados, aleatoriamente, divididos em dois grupos focais: o primeiro, com 7 egressos, que obtiveram êxito nas provas e o segundo, com 1 egressos, que se encontram em situação de não aprovação no exame da OAB, com vistas à compreensão dos índices de aprovação/reprovação e a relação com a leitura vivenciada na graduação Para responder aos questionamentos levantados optou-se por um percurso metodológico que se iniciou por um estudo exploratório, contemplando análise documental Para a construção do arcabouço teórico empregou-se a pesquisa bibliográfica acerca das temáticas: aprendizagem dialógica, estratégias de leitura, além de estudos que narram a evolução do ensino jurídico no país Foi empregada abordagem qualitativa para a realização dos grupos focais, guiados por roteiro de entrevista semiestruturado, elaborado pela autora A abordagem quantitativa foi aplicada com os alunos das séries finais dos cursos pesquisados, com escala Likert e também um Teste de Cloze (já validado) A coleta e a consequente reflexão acerca dos dados são norteadas por estudos já sistematizados por autores que tratam da leitura, apresentando análises que permitam compreendê-la na interface com processos de ensino e aprendizagem e o problema delineado Como resultados obteve-se a validação da Escala “Diagnóstico da Leitura no Curso de Direito” com 16 afirmativas, com os fatores: Estratégias de Leitura; Aprendizagem dialógica e Mediação do Professor; Ausência de Estratégias Metacognitivas Pelo teste de Cloze constatou-se que a maioria dos alunos dos cursos analisados possui nível aquém de compreensão em Leitura, com escores próximos dos índices de reprovação do Exame da Ordem, corroborando a correlação existente entre a leitura e o certame, o que foi também elucidado pelas informações coletadas pelos grupos focaisLeituraEstudantes de direitoLivros e leituraDireitoEstudo e ensinoReadingBooks and readingStudy and teachingLaw - Law studentsLeitura no curso de direito : possíveis implicações nos exames da Ordem dos Advogados do Brasil - OABDissertação