Bastos, Manoel Dourado [Orientador]Ywatsugu, Tatiana Iaquinto2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16959Resumo: O presente estudo se propõe a reconstituir a história do estúdio de animação soviético Soyuzmultfilm e analisar como o seu maior ícone, o mascote Cheburashka, se comunicava com as esferas públicas oficial e informal soviéticas na Era da Estagnação de Leonid Brejnev Para investigar o sucesso por trás de Cheburashka, é discutido brevemente, a partir de uma pesquisa exploratória, a forma de organização social da Rússia pré e pós Revolução de Outubro, para então facilitar o entendimento sobre a formação de sua esfera pública Em seguida, é investigada a maneira como se comporta a esfera pública em um governo socialista, e como ela foi mantida através de instituições estatais, entre elas, o cinema Adentrando a discussão sobre cinema, é verificado como o cinema soviético se desenvolveu durante os governos de Stalin, Khrushchev e Brejnev, e como o cinema de animação se aperfeiçoou paralelamente, sendo competitivo o bastante para ser o equivalente aos estúdios Disney do bloco oriental Finalmente, essa discussão é aprofundada em uma decupagem, análise estética e análise temática dos quatro curtasmetragens de Cheburashka, para que se obtenha exemplos concretos do diálogo que o estúdio propunha entre a esfera pública oficial e informal da União SoviéticaPortuguês (Brasil)ComunicaçãoCinemaAnimação (Cinematografia)Esfera públicaCommunicationMotion picturesAnimation (Cinematography)Soviet UnionPublic sphereO Estúdio Soyuzmultfilm na guerra fria : uma análise da animação soviética na era da estagnaçãoSoyuzmultfilm Studio at the Cold War : an analysis of soviet animation during the era of stagnationDissertação