Campos, Margarida de CássiaLaureano, Marilyn Beloni2024-10-012024-10-012024-03-01https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17833O objetivo da referente pesquisa é produzir um material didático, tendo como público alvo professores da educação básica que pretendem abordar os conteúdos relativo a Educação das Relações Étnico-Raciais de forma crítica, decolonial e criativa. Para alcançar este objetivo foi organizado uma prática pedagógica utilizando-se de bonecas para contextualizar os temas abordados em uma aula de história do ensino médio. Dentro desta abordagem pretendeu-se valorizar o respeito à diversidade étnica, racial e religiosa dos povos indígenas, negros brasileiros e africanos, propondo um material com abordagens que valorizem o diálogo, reconhecimento, valorização e o respeito das populações que foram subjugadas pelo empreendimento colonial. O material permitirá aos professores a realização de oficinas com estudantes, por meio de um viés decolonial e antirracista. Para desenvolver as oficinas foram utilizadas duas bonecas com diversas trocas de roupas, totalizando 5 aulas por oficina, com turmas do primeiro ano do ensino médio na disciplina de história de um colégio público na periferia de Londrina. Os resultados obtidos com os estudantes promoveram mudança de consciência e atitudes no ambiente escolar demonstrando que a educação antirracista é fundamental para a formação crítica de estudantes.porEducação básicaEnsinoDecolonialidadeFormação antirracistaAprendendo a desaprender: educação antirracistas por meio de bonecasLearning to unlearn: antiracist education through dollsDissertaçãoCiências Humanas - SociologiaCiências Humanas - SociologiaBasic educationTeachingDecolonialityAntiracist training