Laburú, Carlos Eduardo [Orientador]Ramos, Elaine da Silva2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8751Resumo: Este trabalho fundamenta-se numa proposta de intervenção pedagógica para o Ensino de Química que utiliza princípios da multimodalidade representacional por meio do signo artístico poesia para promover atividades discursivas e aprendizagem de conceitos em licenciandos em Química A pesquisa teve como objetivo identificar os limites e possibilidades do uso de poesias como estratégia didática para a promoção de atividades discursivas, bem como a aprendizagem de conceitos científicos com licenciandos em Química Os sujeitos participantes da pesquisa foram oito estudantes do curso de Licenciatura em Química da UFGD A coleta de dados se deu por meio da videogravação das aulas para posterior transcrição O trabalho parte do pressuposto que o signo artístico atrai os estudantes para realizar interpretações, sendo, portanto, um modo representacional para promover e sustentar atividades discursivas e de aprendizagem Para tanto, elaborou-se um instrumento analítico a partir dos aspectos das interações e produção de significados proposto por Mortimer e Scott, integrando a ele os pressupostos teóricos sobre denotação e conotação sígnica, somado ao sucesso ou fracasso do ato sêmico de Prieto Para traçar os limites e possibilidades da estratégia didática, foi necessário analisar as poesias em episódios Os limites da estratégia estão na própria poesia, pois os estudantes não tinham trabalhado com esse tipo de atividade; na professora que muitas vezes não oportunizou falas aos estudantes; nos conceitos científicos que deveriam ter sido estudados anteriormente pelos estudantes e em algumas palavras ou representações expressas nas poesias que não eram de conhecimento deles Como possibilidade, a estratégia didática oportunizou a apresentação de diferentes níveis de conotação a partir da leitura semiológica da poesia Para isso foram utilizadas duas poesias Para a poesia 1, apenas um estudante conseguiu atingir todos os níveis conotativos e na poesia 2, nenhum estudante atingiu o nível maior de conotação Percebeu-se que há uma correlação nos aspectos do instrumento analítico não previsto anteriormente Quando há diferentes ações do professor em sala, com a abordagem comunicativa dialógica/interativa, os padrões de interação são altos, os tipos de iniciação são de processo e/ou metaprocesso, os níveis conotativos são maiores e levam à “compreensão” dos conceitos Espera-se que essa pesquisa possa contribuir no ensino dos conceitos científicos, por meio da proposta da inserção de poesias como signo artístico potencializador de atividades discursivas, assim como promoção da aprendizagemQuímicaEstudo e ensinoPoesiaSemióticaAprendizagemChemistry - Study and teachingPoetrySemioticsLearningStudy and teachingPoesias para promoção de atividades discursivas em sala de aula : um estudo de caso com licenciandos em químicaTese