Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]Santos, João Augusto Martin Nantes dos2024-05-012024-05-012021.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8712Resumo: Com esta investigação busca-se entender a consciência histórica de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a relação que estabelecem com a cultura histórica, mais especificamente a memória Refletir sobre a consciência histórica desses estudantes é de suma importância para se conquistar uma integral formação histórica, permitindo um exame consciente das relações significativas entre o presente e o passado A pesquisa é constituída a partir de uma concepção de formação histórica que permita que a história seja útil à vida dos estudantes, ajudando-os a compor suas identidades históricas e possibilitando-lhes o desenvolvimento de uma consciência histórica que possa atender suas carências e necessidades de orientação temporal Essa concepção emerge em meio às contribuições de Barca (26), Cainelli (211), Lee (26) Rüsen (27; 215) e Schmidt (29) Para alcançar tal objetivo, investiga-se a trajetória da modalidade, o ensino de história na EJA, a cultura histórica e a consciência histórica de 12 estudantes da EJA em Apucarana/PR A coleta de dados foi realizada por meio questionários escritos sobre: o perfil socioeconômico dos participantes, as memórias sobre Apucarana, as ideias sobre a História, as concepções de tempo e a consciência histórica sobre a história da cidadania A pesquisa tem como fundamento metodológico as considerações da Grounded Theory (STRAUSS, 28), uma metodologia qualitativa que permite a construção indutiva de teorias a partir da realidade observada Pudemos concluir que os estudantes tendem a operar a memória de forma receptiva e involuntária; pouco ajuízam sobre o que é História e qual a relação com o presente e; edificaram narrativas sobre cidadania com traços da consciência histórica tradicional e exemplar Entretanto, a memória construtiva e intencional e operações cognitivas mais complexas também foram entendidas nas narrativas de alguns estudantes Em temas como racismo, homofobia, feminicídio e exercício da cidadania percebemos traços da consciência histórica crítica dos estudantes Conclui-se assim, a necessidade de experiências históricas ligadas à literacia histórica para a progressão do pensamento histórico de estudantes da EJA Espera-se que tais análises possam ajudar a nortear as ações docentes, desde a composição de currículos destinados à EJA até na seleção de temas e documentos históricosEducação de adultosConsciência históricaHistóriaConceitoMemóriaAdult educationHistorical consciousnessHistoryMemoryCitizenshipConceptMas afinal : o que é história? : A consciência histórica de estudantes da EJA em Apucarana/PRDissertação