Aquino, Olga Ribeiro de [Orientador]França, Sandra Luciane2024-05-012024-05-012007.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10864Resumo: O brincar, na infância, é um dos principais fatores lúdicos que participam na formação do ser humano, por isso situações relacionadas com a memória lúdica podem interferir de maneira mais ou menos saudável no relacionamento do educador com seus alunos O presente estudo teve por objetivo pesquisar e resgatar o espaço, o tempo e as lembranças do brincar em diferentes gerações de educadores, na cidade de Maringá-PR, por se tratar de algo fundamental para o desenvolvimento psico-afetivo, a sociabilização, a interação e a elaboração de angústias e traumas do ser humano Nesse sentido, a realização desta pesquisa é importante pelo fato de que, independentemente da geração, brincando podemos sentir prazer ou não e iniciarmos um processo de (re) organização das relações socioeducativas Assim, é de fundamental importância o resgate das brincadeiras e dos brinquedos utilizados por esses educadores protagonistas, bem como sua memória e suas lembranças sobre esse brincar e a maneira com que estimulam hoje seus alunos a brincarem O trabalho caracterizou-se em dois grandes momentos O primeiro contém três capítulos voltados a uma revisão bibliográfica sobre a memória, o educador e a cultura do brincar na infância e os respectivos brinquedos, assim como o sujeito humano em sala de aula nos dias de hoje O segundo apresenta o quarto e quinto capítulos, relacionados à questão empírica, em que são analisadas e discutidas 3 entrevistas semidirigidas com educadores de diversas faixas etárias e formações acadêmicas variadas, os quais responderam a questões referentes à forma como brincavam, que tipos de brinquedos usavam, suas lembranças dessa época remota, e de que maneira transpõem hoje esse brincar para sua realidade e sua atuação em sala de aula A realização desta pesquisa justificou-se pelo fato de que o brincar, independentemente da cultura ou da década, traz lembranças que podem ou não auxiliar no dia-a-dia do educador e da criança, na realidade escolar, já que é fundamental para a vida, a formação e o desenvolvimento do ser humano, em qualquer idade Assim o brincar, dentro ou fora de sala de aula, precisa ser estimulado pelo educador, o qual na maioria das vezes, passa grande parte do tempo com as criançasMemória lúdicaEducaçãoBrinquedotecasBrincadeirasToy lending librariesEducatorsmemory in childrenResgate das memórias lúdicas de educadores do ensino fundamental I, em uma escola privada de Maringá-PRDissertação