Ramos, Márcia Elisa Teté [Orientador]Dias, Rui Campos2024-05-012024-05-012018.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8978Resumo: O computador, a internet e outros dispositivos informacionais que se constituem nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) são, geralmente, defendidas como importantes para a educação do século XXI e elementos constituidores da chamada cibercultura (LÉVY, 1999) O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) aplicou em alguns de seus editais a solicitação para as editoras inserirem em suas coleções conteúdos multimídias, constituídos por objetos educacionais digitais (OED) e por um Manual do Professor Multimídia Nessa Dissertação , nosso objetivo é analisar como a exigência de inserção das TDICs se apresentam nos documentos oficiais (Editais e Guias Didáticos) dos PNLD dos anos finais de Ensino Fundamental (edições de 214 e de 217) Para isso, vamos utilizar como base teórica o diálogo entre a Didática da História (BERGMANN, 1989) e a História Pública, enquanto a metodologia será estruturada na observação das regularidades enunciativas que ocorrem nos documentos sobre a temática Verificou- se o que se denomina“inovação conservadora ” (CYSNEIROS 1999) em especial no que diz respeito ao discurso de adoção da cibercultura, em disparidade com o que efetivamente se apresenta nos Editais e Guias Didáticos, mais voltado para multimídias consideradas tradicionaisHistóriaEstudo e ensinoTecnologia da informaçãoLivros didáticosCiberculturaHistoryInformation technologyTextbooksCybercultureStudy and teachingA "inovação conservadora" na educação : os limites da cibercultura nos documentos oficiais dos PNLD 2014 e 2017 de HistóriaDissertação