Gorni, Doralice Aparecida Paranzini [Orientador]Santos, Silvia Alves dos2024-05-012024-05-012008.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11410Resumo: A inclinação para o estudo da formação de professores no seio das políticas neoliberais de educação iniciou-se ainda no período de minha graduação nas calorosas discussões sobre o curso de Pedagogia, entretanto, foi no curso de mestrado que sistematizamos esse objeto para um processo de investigação aprofundada Propomos-nos, nessa Dissertação analisar as repercussões das políticas educacionais nos cursos de Pedagogia pós 199, buscando entender os discursos que ficaram implícitos pelos órgãos oficiais da educação, influenciados por organismos internacionais e que proporcionaram a introdução de novos espaços de formação de professores paralelos à universidade pública Entendemos que esta pesquisa tem relevância no cenário educacional brasileiro, uma vez que a formação de professores nos cursos de Pedagogia pós 199 tem sido um dos cursos mais afetados pelo aligeiramento dessa etapa Tentamos sistematizar nosso problema de pesquisa por meio de duas questões que se complementam, buscando entender em que medida a formação de professores em cursos de Pedagogia tem vinculações com políticas nacionais e internacionais destinadas à educação em geral e à formação docente em específico e de que maneira está relacionada a processos e políticas que resultaram em ampla e profunda reforma da educação no Brasil a partir da década de 199 A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica e documental Esse tipo de pesquisa nos permitiu adentrar no texto da legislação e da bibliografia existente sobre a temática, para entender a política educacional e suas repercussões na formação de professores nos cursos de Pedagogia Adotamos o método do materialismo histórico para abordar nosso objeto, visto que ele nos permite conhecer as contradições e mediações no movimento das relações sociais No primeiro capítulo destacamos as interferências do Banco Mundial e da UNESCO para a formação de professores Num segundo momento tratamos das políticas educacionais em âmbito nacional mostrando como a formação de professores foi espaço de embates políticos entre os interesses da classe dominante no país desde a redefinição do papel do Estado à propagação da estratégia política do neoliberalismo na educação superior Entendendo as dinâmicas em que se insere nosso objeto, no terceiro capítulo levantamos as consonâncias das políticas nacionais e internacionais para a formação de professores Mostramos como o movimento dos educadores, representados pela ANFOPE, iniciou sua trajetória na luta pela valorização e reconhecimento dos profissionais da educação Expomos sobre o movimento em torno das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia como um espaço onde se privilegiou a histórica disputa ideológica a orientar a formação de professores bem como as implicações das políticas educacionais para os novos contornos da formação de professores em nível superior Nas considerações finais desta pesquisa mostramos a necessidade contínua de aprofundamento teórico no sentido de compreender a formação de professores inserida num contexto político, econômico e social em que repercute políticas educacionais que nem sempre são apropriadas para a realidade brasileiraEducaçãoFormação de professoresProfessoresFormaçãoEducação e EstadoEducation - Training of teachers - BrazilTraining of teachersEducational politicsFormação de professores nos cursos de pedagogia no Brasil : as repercursões das políticas educacionais pós 1990Dissertação