Brener, Fernanda MachadoChagas, Talita Battalini de Deus da2024-10-282024-10-282024-08-22https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18282Este relato de desenvolvimento do produto educacional surge da minha experiência como professora de inglês na educação infantil (EI), onde identifiquei uma dificuldade recorrente na minha prática docente: a efetiva integração dos campos de experiência propostos pela BNCC (Brasil, 2017) para a educação infantil nas aulas de inglês. Esta lacuna na minha formação suscitou inquietações sobre como poderia oferecer suporte aos colegas docentes nessa área específica. Nesse contexto, propus o desenvolvimento de um produto educacional para auxiliar professores de língua inglesa que trabalham ou desejam trabalhar na EI. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa é apresentar um produto educacional que alie as potencialidades da contação de histórias, sob uma abordagem multimodal (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020), como forma de explorar os cinco campos de experiências propostos pela BNCC para a educação infantil (o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimento; fala, escuta, pensamento e imaginação; traços, sons, cores e formas; espaço, tempos, quantidades, relações e transformações) (Brasil, 2017). O produto educacional (e-book) visa explorar as multimodalidades por meio da contação de histórias infantis, fornecendo aos professores ferramentas práticas para sua implementação em sala de aula. Nesse relato apresento as etapas de desenvolvimento do produto educacional: primeiramente foram estabelecidos critérios para a seleção de uma obra literária adequada, depois, apresento o livro escolhido, sugestões de atividades alinhadas aos campos de experiências da BNCC e um exemplo de unidade didática. Espera-se que este trabalho contribua para a formação dos professores de Língua Inglesa que atuem na EI, capacitando-os na elaboração de planos de aula que atendam às exigências da BNCC. Além disso, busca-se fomentar o desenvolvimento dos docentes em relação ao entendimento e aplicação das multimodalidades no processo de ensino, preparando-os para enfrentar os desafios contemporâneos da educação infantil.porEnsino de Inglês para criançasCampos de experiênciaFormação de professoresMultiletramentosBNCCEducação infantilLíngua inglesa - Estudo e ensinoMultiletramento - CriançasBase Nacional Comum CurricularPrática docenteAs aulas de inglês e a base nacional comum curricular : explorando multimodalidades e os campos de experiência no ensino de inglês na educação infantilThe english classes and the national common curricular base(BNCC) : exploring multimodalities and the experience areas in english teaching in early childhood educationDissertaçãoLingüística, Letras e Artes - LingüísticaLingüística, Letras e Artes - LingüísticaEnglish teaching for childrenExperience fieldsTeacher trainingMultiliteraciesBNCCEarly childhood educationEnglish language - Study and teachingMultiliteracy - ChildrenCommon National Curriculum BaseTeaching practice