Almeida, Paulo Roberto [Orientador]Silvestre, Edimarães2024-05-012024-05-012018.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16196Resumo: O texto tece reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa em um Colégio localizado em Terra Indígena Nessa localidade residem e convivem três etnias: kaingang, guarani e xetá Reflete sobre o Português como língua de integração essas etnias e a sua relação com as questões metodológicas da Educação Escolar para alunos índios Situa São Jerônimo da Serra no contexto da formação da província paranaense e a formação da rede escolar municipal Faz considerações a respeito do bilinguismo e do multilinguísmo entre os moradores e alunos que convivem nessa Terra Indígena Estuda a aquisição e o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua Analisa as questões de grade curricular e o espaço que as línguas ocupam no currículo de uma escola indígena Informa sobre os documentos legais que embasam o Ensino em Terras Indígenas Questiona as formas como o ensino de Português para indígenas tem sido enfocado Estuda a necessidade de que haja a formação de um currículo próprio para essas escolas para assegurar o eficiente aprendizado levando em consideração as especificidades desses povosLíngua portuguesaEstudo e ensinoÍndiosEducaçãoBilinguismoBilingualismIndiansEducation - BrazilPortuguese language - Study and teachingLíngua portuguesa em escola indígena : reflexões e contribuições para um ensino bilíngueTrabalho de Coclusão Final