Martins, Eleine Aparecida PenhaLima, Priscila Alvim de2024-09-262024-09-262023-03-08https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17778INTRODUÇÃO: a simulação clínica é um método de ensino-aprendizagem que possibilita a imersão em ambientes simulados que mimetizam o real, para que os participantes treinem casos clínicos e desenvolvam habilidades, de forma a garantir um atendimento de qualidade. Para tanto, estes contextos devem ser sistematizados por meio de instrumentos validados a fim de garantir a confiabilidade e metodização dos processos. OBJETIVO: construir e validar um instrumento para avaliação de competências clinicas do enfermeiro e um cenário simulado de alta fidelidade, para o treinamento da parada cardiorrespiratória. MÉTODO: estudo metodológico realizado no período de fevereiro de 2021 a maio de 2022, com abordagem quantitativa que visou a construção e validação de dois instrumentos com o enfermeiro sendo o ator principal no manejo da parada cardiorrespiratória em duas etapas: 1ª) construção do checklist ocorreu com o auxílio de um grupo de profissionais com experiencia na temática por meio da técnica Delphi e a validação de conteúdo por meio da comparação de dois grupos de juízes, um presencial com observação do cenário, e um a distância (via e-mail), sem acesso visual ao cenário, adotando como referencial metodológico Pasquali. Participaram do estudo 14 juízes, especialistas selecionados pelo sistema de pontuação de Fehring, separados em dois grupos de mesmo número. E a 2ª) construção e validação das dimensões estruturais do design de um cenário de simulação de alta fidelidade por meio da Escala de Design da Simulação, participaram do estudo 30 discentes da graduação do curso de Enfermagem, de uma universidade pública do Paraná, desenvolvido em um laboratório de enfermagem com o método da simulação clínica. Os dados foram tabulados em planilha do Microsoft Excel® e analisados descritivamente. Para o checklist foi avaliado o Índice de Validade de Conteúdo e a concordância absoluta dos juízes. Para o cenário simulado, os dados foram analisados estatisticamente por frequência relativa, pelo programa Statistical Package for the Social Sciences. RESULTADOS: o checklist, em ambos os grupos atingiu índice de validade de conteúdo de 100%. A concordância absoluta dos juízes para cada item, domínios e o instrumento como um todo, de acordo com nove critérios (pertinência, consistência, clareza, objetividade, simplicidade, exequibilidade, atualização, vocabulário e precisão), foi avaliada, separadamente, para cada grupo. Todos os itens atingiram concordância maior que 80%, estes passaram por adequações referentes a consistência e clareza. O cenário foi avaliado em cinco dimensões, sendo estas: objetivos e informações, apoio, resolução de problemas, feedback/reflexão, e realismo, em nível de concordância e importância. Todas alcançaram médias globais satisfatória, sendo as maiores, em objetivos e informações para concordância (4,90) e feedback/ reflexão, para importância (4,96). CONSIDERAÇÕES FINAIS: o checklist apresenta score de validade satisfatório, em ambos os grupos, assim como o cenário simulado, o que implica que são confiáveis e aplicáveis para avaliação e aperfeiçoamento de competências clínicas no manejo da parada cardiorrespiratória. Espera-se que este estudo contribua para o destaque da importância de estudos de validação, além de ressaltar a importância do treinamento da categoria para que possam conduzir o atendimento deste agravoporSimulaçãoEstudos de validaçãoRessuscitação cardiopulmonar (Primeiros socorros)Competência clínicaEnfermagemEnfermeiros - Competência clínicaConstrução e validação de cenário simulado e checklist para avaliação de competências de enfermeiros no manejo da parada cardiorrespiratóriaDissertaçãoCiências da Saúde - EnfermagemCiências da Saúde - EnfermagemSimulationValidation studiesCardiopulmonary resuscitationClinical competenceNursingClinical competence