Franco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]Munhoz, Marlene Ribeiro de Castro2024-05-012024-05-012018.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16359Resumo: A presente pesquisa se desenvolveu durante a formação acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação – Nível Mestrado, da Universidade Estadual de Londrina, na Linha de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas A pesquisa da qual deriva esta Dissertação surgiu a partir da seguinte problemática: O professor, na sua ação docente, por meio da estética, pode possibilitar a ampliação da leitura de mundo humanizada? E preocupou-se em realizar um levantamento teórico sobre o tema: Formação, Arte e Leitura de mundo humanizada, por entender que a formação docente interfere diretamente na formação do aluno, e que a arte é uma das possibilidades de desenvolvimento humano Por isso, a pesquisa realizada teve como objetivo compreender a formação do professor para uma ação docente consciente, por meio da estética, como possibilidade em desenvolver e ampliar a leitura de mundo humanizada Definiu-se como metodologia o estudo bibliográfico pautado na abordagem crítico-dialética, com o uso da bibliometria como ferramenta de análise que buscou mapear e discutir produções acadêmicas existentes sobre o tema Formação, Arte e Leitura de mundo humanizada Para tanto, o referencial teórico fundamentou-se nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético, na Pedagogia Histórico-Crítica, e na Teoria Histórico-Cultural Os resultados apontaram que a arte é uma das possibilidades de contribuir para a formação humana, por se apresentar como riqueza da expressão individual, e ao mesmo tempo um trabalho coletivo, pois avança em uma relação dialética, entre a razão e os sentidos, entre o intelecto e os sentimentos humanos, possibilitando aos sujeitos se desenvolverem como seres sociais com consciência da sua prática social A contribuição dessa pesquisa está centrada no fato de esclarecer as possibilidades, na ação docente, por meio da reflexão estética, de desvelar as contradições sociais, políticas, econômicas, culturais e afetivas, de modo a possibilitar uma leitura de mundo humanizada aos alunos e contribuir com o desenvolvimento humano, formando homens conscientes em sua forma de pensar e agir na sociedade vigente Com o desenvolvimento do trabalho, foi observado que a arte é uma das possibilidades de contribuir para a formação humana por ser uma rica expressão humana, de modo a permitir o desenvolvimento cognitivo e sensível do aluno, possibilitando ao aluno avançar na compreensão e leitura de mundo, tornando-os mais críticos com consciência da sua prática socialProfessoresFormaçãoArteEstudo e ensinoProfessores de arteTeacher trainingArtStudy and teachingFormação, arte e leitura de mundo humanizada : possibilidades na ação docenteDissertação