Gimenez, Telma [Orientador]Coradin-Bail, Cibele2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8854Resumo: Com a ascensão do debate acerca do processo de internacionalização do ensino superior, novas demandas têm sido apresentadas para as universidades brasileiras Políticas linguísticas como os programas Idiomas sem Fronteiras e Paraná Fala Idiomas foram criadas nos últimos anos com o objetivo de preparar as comunidades acadêmicas para fins específicos nos quais as línguas estrangeiras, em especial a língua inglesa, têm papel fundamental A especificidade dos contextos considerados demandou, no entanto, a implementação por parte dessas políticas linguísticas de programas de formação complementares aos professores de seus cursos a fim de capacitá-los para o ensino de inglês para propósitos acadêmicos Este estudo tem por objetivo analisar as práticas de formação continuada de professores de inglês para fins específicos proporcionadas por um programa de ensino de idiomas em uma instituição de ensino superior no Paraná, bem como os efeitos de tais práticas na identidade profissional dos professores O aporte teórico que fundamenta o estudo baseia-se nas contribuições de Kumaravadivelu (212) e de Freeman (216) acerca da formação de professores de línguas no mundo atual, bem como nos conceitos de comunidades de prática (WENGER, 1998), de paisagens de prática (WENGERTRAYNER; WENGER-TRAYNER, 215) e de professores-autores (GARCEZ; SCHLATTER, 217) São participantes deste estudo a coordenadora institucional, o orientador pedagógico e oito professores de inglês que atuaram ao longo da segunda etapa do projeto, 217-219, em uma IES do norte do Paraná A geração dos dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário eletrônico aos oito professores, além da realização de uma entrevista coletiva com os dois coordenadores do projeto e de um grupo focal com as três professoras que atuaram no projeto na fase final da etapa Os resultados demonstram que a formação proposta contou com uma grande variedade de modalidades formativas, as quais foram influenciadas por membros de diferentes comunidades externas, constituindo uma complexa rede de comunidades, semelhante a uma paisagem de práticas A abordagem de desenvolvimento profissional adotada apresentou-se de modo plural, com prevalência de conteúdos de racionalidade técnica em modalidades específicas, embora uma inter-relação entre “conhecimentos disciplinares” e “conhecimentos para ensinar” (FREEMAN, 216) fosse estabelecida nas modalidades permanentes As temáticas das práticas profissionais mais valorizadas pelos professores referem-se, em especial, à produção de material didático autoral, principalmente quando de forma colaborativa Nesse sentido, as identidades profissionais dos professores revelam ter havido uma ressignificação de seu papel como docentes, assumindo a responsabilidade pelas práticas acordadas pelo grupo e reconhecendo-se como professores-autores (GARCEZ; SCHLATTER, 217)Professores de inglêsEducação permanenteEnglish teachersContinuing educationParaná Speaks English ProgramTraining ofFormação de professores de inglês para fins específicos com vistas à internacionalização do ensino superiorDissertação