Xavier, Márcia Rejania SouzaBetelli, Patrícia Oening2024-11-072024-11-072023-02-20https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18427O presente trabalho possui como propósito analisar sobre a implantação do Novo Ensino Médio no Colégio Estadual Indígena Cacique Gregório Kaekchot – EIEFM no Município de Manoel Ribas, levando em consideração se em tal prática os povos indígenas foram ouvidos e respeitados diante da legislação na qual está o amparo da Educação Escolar Indígena. O trabalho possui como objetivo conhecer e analisar o histórico, a legislação e as possibilidades de um ensino que promova os direitos e a valorização das populações indígenas. Como metodologia realizei a analise documental e a observação participante e após a realização da mesma percebo que a implantação do Novo Ensino Médio permanece sendo um meio de controle das classes dirigentes sobre as populações indígenas e a diversidade e a especificidade permanecem se fazendo presentes apenas na legislação e na prática os povos indígenas terão muito o que conquistar e lutar para que a lei seja colocada em vigência de forma significativa.porEducação escolar indígenaNovo ensino médioLegislaçãoEducação escolar indígena : análise da implementação do novo ensino médio para os povos indígenas Kaingang na Terra Indígena Ivaí no município de Manoel Ribas - ParanáIndigenous school education : analysis of the implementation of the new high school for the Kaingang indigenous peoples in the Ivaí Indigenous Land in the municipality of Manoel Ribas - ParanáDissertaçãoCiências Humanas - SociologiaCiências Humanas - SociologiaIndigenous school educationNew high schoolLegislation