Alegro, Regina Célia [Orientador]Morales, Elisa Vermelho2024-05-012024-05-012012.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10275Resumo: Preocupados em preparar os alunos em relação aos conceitos de construção de identidade, respeito à diversidade e percepção de múltiplas temporalidades, consideramos que o trabalho com a História do Cotidiano seria útil na constituição de um tipo específico de conhecimento histórico em sala de aula O presente estudo tem por objetivo compreender como a questão do Cotidiano foi tratada por historiadores e outros teóricos das Ciências Sociais em diferentes períodos, destacando-se as divergências e convergências entre eles Para tanto, foi realizado um mapeamento do debate historiográfico a respeito da História do Cotidiano, o qual foi utilizado para análise de coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental II, na tentativa de entender como o Cotidiano é abordado nesses materiais e quais concepções teóricas os embasam De acordo com os pressupostos de Jörn Rüsen, compreendemos que o papel do ensino de História seja o da formação e orientação para a vidaHistóriaEstudo e ensinoHistória (Ensino fundamental)Livros didáticosHistoriografiaHistoryTextbooksHistoriographySocial historyStudy and teachingHistória do cotidiano e ensino de história : concepções teóricas presentes em livros didáticos para o ensino fundamental II (1980-2000)Dissertação