Oliva, Alfredo dos Santos [Orientador]Barbosa, Marco Antonio2024-05-012024-05-012010.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10236Resumo: Com o objetivo de contribuir com as pesquisas no campo da história das religiões e religiosidades, esse trabalho apresenta um estudo de análise das apropriações e ressignificações de crenças e práticas das religiões afro-brasileiras pela liderança da Igreja Universal do Reino de Deus (1977-21), com especial atenção à simbiose ritualística que hoje ultrapassa os limites do sincretismo religioso, com ênfase à obra “Orixás, Caboclos e guias: deuses ou demônios?” de Edir Macedo Há um paradoxo atribuído à inclusão da liturgia afro-brasileira nos cultos neopentecostais, demonstrando proximidade e ao mesmo tempo incompatibilidade entre esses dois campos religiosos Procuro refletir sobre os caminhos discursivos que a Igreja Universal do Reino de Deus percorre como forma de ressignificar os elementos de crença das religiões afro-brasileiras deslegitimando o poder do outro através da estratégia de demonização A diabolização do outro serve como elemento demarcador de território Nesse sentido, a IURD não somente extrapola suas fronteiras institucionais, como também, incorpora mecanismos de funcionamento de religiões fora do campo cristão Sendo assim, a demonologia na IURD resulta na recuperação e aceitação das representações e concepções acerca das forças maléficas que acompanham a própria história do cristianismo, e na identificação das forças do mal principalmente nas entidades espirituais que compõem o panteão das religiões afro-brasileiras Nesse processo, a intolerância religiosa se faz presenteHistória socialReligião e culturaCultos afro-brasileirosIgreja Universal do Reino de DeusReligiãoSocial historyReligion and cultureAfrican-Brazilian cultsDo terreiro ao púlpito - apropriação e ressignificação de elementos de crença das religiões afro-brasileiras pela liderança da Igreja Universal do Reino de Deus (1977-2010)Dissertação