Panichi, Edina Regina Pugas [Orientador]Barbosa, Juliana dos Santos2024-05-012024-05-012007.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11068Resumo: A produção de um desfile carnavalesco é um contínuo movimento tradutório: um texto vira imagem, que vira música, que se transforma em coreografia Neste trabalho observamos a transmutação de formas e o diálogo de linguagens inerentes a esse processo Trata-se de um estudo sobre os bastidores do carnaval de 27 da Escola de Samba Unidos do Viradouro, do Rio de Janeiro A agremiação carnavalesca levou o mundo dos jogos para a Marquês de Sapucaí, com o enredo: "A Viradouro vira o jogo" Em nossa pesquisa, averiguamos a intertextualidade entre a sinopse do enredo e os quatro sambas-enredo finalistas do concurso realizado pela Escola, avaliando a eficácia de cada composição para comunicar a temática desenvolvida pela Viradouro Em seguida, verificamos a expressividade da linguagem utilizada pelos compositores do samba vencedor, identificando os recursos estilísticos que conferem valor poético à referida composição Fantasias e alegorias são averiguadas a partir do percurso criador Resgatamos a riqueza dos bastidores do desfile produzido sob a coordenação do carnavalesco Paulo Barros, a partir dos pressupostos teóricos da Crítica Genética, expondo a criação artística como uma ação dinâmica, marcada por transformações que envolvem seleções e combinações provenientes da interação do artista com o seu espaço e tempo sociaisLíngua portuguesaEstiloCarnavalRio de Janeiro (RJ)Criação (Literária, artística, etc.)Carnival - Rio de Janeiro (RJ)Portuguese language - StyleCreation (Literary, artistic, etc.)A transmutação de formas e o jogo de linguagens no processo de criação do carnaval 2007 : a Viradouro vira o jogoDissertação