Torres, Eloiza CristianeRibeiro, Diego Alves2024-10-312024-10-312024-02-26https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18351Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como objetivo aprofundar a discussão sobre o uso da impressão 3D e do QR Code na produção de recursos didáticos para aulas de Geografia, voltados para estudantes videntes ou com deficiência visual, norteando-se pelos conceitos da Cartografia Tátil, e o Desenho Universal para a Aprendizagem, elaborando uma coleção de maquetes topográficas e avaliando a competência das maquetes desenvolvidas. Seguindo a metodologia de Design-Based Research, processo que tem como intuito a construção de um protótipo, assim como proceder a sucessivas reformulações deste, na tentativa de melhorar sua eficácia, os materiais e metodologias desenvolvidos foram avaliados, através de questionários semiestruturados, por estudantes e professores, com ou sem deficiência visual, da educação básica. O uso de recursos didáticos adaptados para estudantes com deficiência visual vem aumentando no Brasil nas últimas décadas, utilizando principalmente técnicas artesanais para a sua elaboração. Com o avanço da tecnologia de impressão 3D, novas possibilidades se abrem e é possível inferir que esses novos materiais podem contribuir de maneira significativa para o ensino de Geografia. A pesquisa dividiu-se em quatro etapas: a primeira sendo caracterizada por um levantamento bibliográfico sobre Educação, Geografia, Inclusão e Tecnologia, além do contato com o público-alvo, afim de identificar quais as fragilidades e necessidades poderiam ser supridas com os recursos didáticos produzidos; a segunda etapa foi a da produção de um protótipo inicial, que consistia em uma placa com uma maquete de forma de relevo, seu nome escrito de forma gráfica e em braille, além de um QR Code conectado a um site com a legenda expandida; a terceira etapa foi marcada por um ciclo de avaliações e reformulações dos recursos didáticos, que foram testados por alunos com deficiência visual, videntes, professores e adultos com deficiência visual, onde a cada aplicação e avaliação, os recursos didáticos foram aprimorados para atender as demandas necessárias; a quarta etapa consistiu por uma avaliação de todo o processo de produção do recurso didático, onde foi possível identificar que a impressão 3D, tecnologia capaz de criar objetos físicos por meio de um processo de manufatura aditiva através de modelos digitais, têm revolucionado diversos segmentos da sociedade e o ensino não se encontra distante desta realidade, já que as escolas agora possuem a capacidade de se tornarem “pequenas fábricas” de recursos didáticos.porInclusãoEnsino de GeografiaCartografia TátilImpressão 3DDesign-Based ResearchGeografia - Estudo e ensinoEducação e tecnologiaEducação inclusiva - BrasilImpressão tridimensionalRecursos didáticosDeficiência visualProdução de recursos didáticos inclusivos para o ensino de geografia por meio da impressão 3DProduction of inclusive didatic resources for geography education through 3D printingDissertaçãoCiências Humanas - GeografiaCiências Humanas - GeografiaInclusionGeography EducationTactile Cartography3D PrintingDesign-Based ResearchGeography - Study and teachingEducation and technologyInclusive education - BrazilThree-dimensional printingTeaching resourcesVision disorders