Martins, Rosane Fonseca de Freitas [Orientador]Vicentin, José Antônio2024-05-012024-05-012018.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16421Resumo: Inovar nos processos de ensino e aprendizagem é uma necessidade para superar os inúmeros problemas que se aprensentam no contexto educacional e como forma de engajar alunos e professores nas atividades escolares, mantendo-os motivados Neste cenário, este estudo trata do design e sua forma de pensamento como mediador das relações humanas e instrumento de comunicação e de criação de valor em produtos, processos, métodos e serviços, atuando como ferramenta para promover o desenvolvimento da educação e da sociedade Para se atingir os objetivos traçados, utilizou-se como metodologia análises fenomenológicas, descrição e interpretação de dados obtidos através de entrevistas e questionários, além da revisão bibliográfica Para demonstrar a hipótese, foi realizado o desenvolvimento de um jogo como suporte ao ensino Para isso, utilizou-se princípios de gamificação, com base em levantamento das necessidades específicas de uma escola de futebol, com o objetivo de tornar as atividades rotineiras mais divertidas e com isso engajar alunos e produzir valor percebido, através do processo de Design Thinking Os resultados obtidos compróvam que o design está apto a promover experiências de comunicação e inovação nos processos educacionais através da manipulação dos códigos das linguagens de imagem, podendo ser uma ferramenta de transformação socialDesign thinkingGamificaçãoEducaçãoEfeito das inovações tecnológicasComunicação e educaçãoGamificationEducation - BrazilCommunication and educationCreative thinking (Education)Design de jogos e seu potencial didático : mediando experiências de comunicação e gerando valor em processos educacionaisDissertação