Santos Neto, João Arlindo dosTriches, Marcos César2024-09-242024-09-242023-08-23https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17724A mediação oral da informação em podcasts na Ciência da Informação evidencia o retorno à voz proporcionado por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e sua profusão em ambientes digitais. A aliança da oralidade com a tecnologia proporciona entretenimento, educação, informação, preservação da história e memória, entre outros. Ressalta que a oralidade se manifesta como grande forma de expressão entre os indivíduos, pois mesmos os iletrados conseguem se expressar e serem entendidos, seja por meio da voz viva ou da voz mediatizada. Tem- se por objetivo investigar como ocorre a mediação oral da informação em ambientes digitais com foco na incidência de podcasts na Ciência da Informação. Quanto aos procedimentos, a pesquisa é do tipo exploratória-descritiva, de abordagem qualitativa e adota como método o estudo de caso. Para seleção do corpus foram pesquisados nas três principais plataformas de streaming de áudio - Spotify, Podcast Addict e Google Podcasts - programas de podcasts que tivesse alguma relação com Escolas de Ciência da Informação ou seja, programas que tenham explicitado em suas descrições que a produção é de responsabilidade de algum professor ou estudante vinculado a cursos da área de Ciência da Informação. As buscas foram realizadas pelos termos “Ciência da Informação”, “Biblioteconomia”, “Arquivologia” e “Museologia”. No Spotify foi recuperado o maior número de programas relacionados à Ciência da Informação, um total de 50 programas, sendo 24 de iniciativas vinculadas a departamentos, programas de pós-graduação ou projetos de extensão de universidades e 26 de iniciativa de estudantes, sem o apoio direto da universidade. No Podcast Addict, foram recuperados 11 programas, sendo seis de iniciativa de universidades e cinco de estudantes. No Google Podcasts foram recuperados 24 programas, sendo 14 de iniciativa de universidades e 10 de estudantes. Dos resultados, muitos programas não lançam episódios novos há alguns meses, o que sugere uma descontinuidade dos podcasts. Dois podcasts, Museológicas Podcast e Prancheta Fabicana, foram analisados com base nas dimensões da mediação da informação, e os dois contemplaram todas as dimensões - dialógica, estética, formativa, ética e política. Conclui que o podcast pode ser considerado como recurso de mediação oral da informação em suas múltiplas potencialidades, seja mediando informação científica, política, social ou popular, visto que a oralidade mediatizada possui todos os aspectos da oralidade convencional, e vai além, uma vez que o alcance da informação por meio da tecnologia cria um distanciamento entre o momento da produção e do efetivo consumo, possibilitando maior mobilidade temporal e espacial.porMediação oral da informaçãoPodcastOralidadeOralidade mediatizadaInformação - Mediação oralPodcast - Mediação oral - Ciência da InformaçãoMediação da informação - Ciência da InformaçãoComunicação - Ambientes digitaisMediação oral da informação e oralidade mediatizada em podcastsOral mediation of information and mediatized orality in podcastsDissertaçãoCiências Sociais Aplicadas - Ciência da InformaçãoCiências Sociais Aplicadas - Ciência da InformaçãoOral mediation of informationPodcastOralityMediatized orality