Carvalho, Túlio Oliveira de [Orientador]Santos, Epaminondas Alves dos2024-05-012024-05-012019.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16927Resumo: Este trabalho tem como objetivo propor no âmbito do ensino fundamental e médio a inserção do tema matemático relacionado ao Princípio das Casas de Pombos (PCP) de Dirichlet, com a utilização da metodologia da Resolução de Problemas Essa inserção se mostra vantajosa, visto se tratar de umconteúdo intuitivo e flexível, cujos conteúdos podem perpassar os vários níveis de ensino e propiciar aplicações em diversas áreas daMatemática, tais como a Análise Combinatória e a Teoria dos Números No ensino fundamental o PCP pode ser utilizado como coadjuvante na aprendizagem dos conceitos de incógnita e função, entre outros A opção pelametodologia da Resolução de Problemas deveu-se ao fato de acreditarmos que a mesma propicia ao aluno umpapel de protagonismo na solução de problemas, o que não ocorre, em geral, no ensino tradicional Os problemas propostos partem de uma reflexão sobre os conteúdos estruturantes da educação básica, considerando não só a negligência aos problemas de contagem e combinatória na aula de matemática, mas principalmente no aspecto de alguns dos livros didáticos conduzirem o professor à metodologia tradicional expositiva, com conteúdos estanques, tirando do aluno o papel de gerador de conhecimento O caráter instigante da metodologia da Resolução de Problemas pode trazer certas dificuldade para aplicação, num primeiro momento, mas apresenta resultados compensadores ao final Nessa pesquisa apresentamos uma lista de problemas com indicações de como desenvolvêlos em sala de aula a partir da metodologia da Resolução de Problemas e o resultado de uma aplicação preliminar feita com 2 alunos de um curso de formação de docentesMatemáticaEstudo e ensinoDirichlet, Problemas deMatemáticaProblemas, exercícios, etcMathematicsDirichlet problemMathematicsProblems, exercises, etcStudy and teachingO princípio das casas de pombos : uma proposta de ação pedagógica usando a metodologia da resolução de problemasDissertação