Gregório, Regina Maria [Orientador]Cecilio, Sandra Regina2024-05-012024-05-012009.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11773Resumo: Nos últimos anos, principalmente com a implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, o Brasil, em especial no campo da Lingüística Aplicada, passou a dedicar estudos e pesquisas relacionadas à questão do ensino de língua tendo os gêneros discursivos/textuais como objeto de ensino Partindo da hipótese de o processo de ensino-aprendizagem, que tem os gêneros discursivos como eixo de articulação e progressão curricular, ser eficaz esta pesquisa de doutoramento tem como objetivo geral examinar a análise lingüística – marcas lingüísticas do gênero discursivo e marcas enunciativas – mobilizadas em textos dos gêneros carta de reclamação e texto de divulgação científica, verificando se o encaminhamento teórico-metodológico conduz a uma prática de ensino que integre leitura, produção de texto e análise lingüística, de modo contextualizado; também busca verificar se tal encaminhamento aproxima-se do objetivo de Língua Portuguesa de formar leitores e produtores de textos socialmente eficazes e críticos em favor da cidadania Para tanto, é proposta uma discussão sobre o ensino de Língua Portuguesa norteado pelos gêneros discursivos, por intermédio de atividades didáticas com os dois gêneros em estudo O corpus de análise foi a textualização, via transcrição, de aulas de Língua Portuguesa gravadas em áudio nas quais se deu o desenvolvimento das atividades A abordagem metodológica é a da pesquisa-ação, de tendência etnográfica e qualitativa, envolvendo investigação diagnóstica e de intervenção A pesquisa é no campo da Lingüística Aplicada, cujo objeto de estudo, no contexto educacional, é o processo de ensino-aprendizagem, fato que justifica sua relação com o foco desta pesquisa – o ensino de língua materna – ao propor-se o trabalho com o embasamento metodológico, de caráter processual, conforme aponta essa ciência As bases teóricas que fundamentam a pesquisa estão ancoradas na teoria bakhtiniana, que assume a natureza interacional da linguagem; na noção bakhtiniana de gêneros discursivos, optando-se pelo agrupamento de gêneros elaborado por Dolz e Schneuwly (1996, 24); em Rojo (25) e Rodrigues (24, 25) no que se refere ao conceito de gênero discursivo e na utilidade de sua aplicação didática, entre outros teóricos que discutem o ensino de língua, na perspectiva dos gêneros discursivos A análise evidenciou que a proposta de trabalho na linha teórica e metodológica aqui defendida é válida porque, ao abordar pedagogicamente os gêneros discursivos, estudamse as situações de produção dos enunciados em sua dimensão sócio-histórica, associadas ao conteúdo temático, à construção composicional e às marcas lingüísticas e enunciativas mobilizadas, privilegiando, sobretudo, a vontade enunciativa do produtor do discurso que constrói seu texto de acordo com a finalidade e a apreciação valorativa que faz sobre o(s) interlocutor(es) e o(s) tema(s) Com efeito, o encaminhamento teórico-metodológico em discussão conduziu, no contexto específico, a uma prática de ensino que integra leitura, produção textual e análise lingüística, de forma contextualizada, apontando possibilidades de trabalhoAnálise do discursoLíngua portuguesaEstudo e ensinoLinguística aplicadaDiscourse analysisPortuguese language - Study and teachingApplied LinguisticsO ensino de língua portuguesa e os gêneros discursivos : um estudo de análise lingüística a partir dos gêneros carta de reclamação e texto de divulgação científicaTese