Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman [Orientador]Souza, Jéssica Gabriela Tamião de2024-05-012024-05-012019.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11947Resumo: A sociedade da informação, correspondente aos tempos atuais, é regida por um ambiente tecnológico que evolui rapidamente Esse cenário é dinamizado pelo crescimento exponencial do uso da internet e o surgimento de ferramentas que transformaram as relações do ser humano, juntamente com sua capacidade de produzir e consumir informação No aspecto cognitivo, assiste-se ao fortalecimento da Competência em Informação e ao surgimento de novas formas de aprendizado, como a Educação a Distância no ensino superior Diante disso, o presente estudo propõe uma análise da Competência em Informação no ambiente de trabalho, sobretudo no desempenho da função do tutor a distância, personagem relevante no cenário da EAD Para tanto, como aporte teórico a pesquisa discorre sobre temas relacionados à EAD, Competência em Informação e os sete pilares de Bruce (1999) Os procedimentos metodológicos adotados referem-se a uma pesquisa de campo em uma instituição de ensino EAD, de uma cidade do interior do Paraná Os dados qualitativos foram colhidos por meio de entrevista semiestruturada com os tutores a distância, com objetivo de identificar a prática da Competência em Informação em suas atuações profissionais Os resultados identificaram que embora os tutores apresentem habilidades informacionais, a prática da CoInfo não é institucionalizada na universidade em questão Conclui-se que a aplicação de modelos de Competência em Informação é essencial para a otimização de práticas profissionais no cenário EADCiência da InformaçãoEnsino a distânciaCompetência em informaçãoTecnologia da informaçãoInformation scienceDistance educationInformation literacyInformation technologyCompetência em informação no contexto EAD : práticas profissionais do tutor a distânciaDissertação