Batista, Irinéa de Lourdes [Orientador]Bonfim, Bruno Garcia2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8763Resumo: Este trabalho tem como proposta investigar como o Princípio de Conservação da Energia (PCE) está abordado nos Livros Didáticos de Física do Ensino Médio E visa encontrar fragmentos com abordagens da História e Filosofia da Ciência (HFC), e elementos da Natureza da Ciência (NdC) Desse modo, buscamos tipificar quais Histórias e elementos da Natureza das Ciências estão participando do contexto do PCE Para tanto, utilizaremos uma abordagem metodológica baseada na Análise de Contéudos da Lawrence Bardin, a fim de unitarizar os fragmentos presentes nos LD e como esses estão relacionados nos critérios presentes no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 212 e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) Além disso, esse estudo faz uso também de fundamentos da HFC e NdC, de modo a balisarem a interpretação e tipificação dos fragmentos textuais Um resumo histórico do PCE foi construído de maneira a orientar a busca de fragmentos que se relacionassem com o desenvolvimento do PCE A partir dessas interpretações pretende-se apresentar quais concepções estes livros promovem acerca das perspectivas atuais da educação científica críticaCiênciaHistóriaCiênciaFilosofiaFísica (Ensino médio)Energy conservationStudy and teachingTextbooksHistoryPhilosophyPhysicsScienceO princípio de conservação da energia nos livros didáticos : uma análise de conteúdosDissertação