Ramos, Márcia Elisa Teté [Orientador]Rocha, Amanda Camargo2024-05-012024-05-012022.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10058Resumo: Entre os anos de 215 e 218, foi elaborada e homologada uma nova normativa curricular brasileira, a Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica A construção do documento ocorreu a partir de disputas entre diferentes grupos sociais, abarcando suas perspectivas de educação e as finalidades atribuídas à disciplina escolar de História Isso fez com que fossem desenvolvidas três versões do documento, que se sucederam e guardam diferenças entre si O objetivo desse trabalho consiste em, a partir da análise desses textos, pensar a construção do componente curricular de História na BNCC, buscando-se descortinar as bases racionais que guiaram sua elaboração e os objetivos formalizados para o ensino de História As fontes utilizadas são os trechos das três versões da BNCC que versam sobre a concepção de educação, as finalidades atribuídas à área de Ciências Humanas e, especificamente, os textos do componente curricular de História Trata-se de uma pesquisa baseada em análise documental qualitativa, que compreende o ensino de História como território transfronteiriço Parte-se do conceito de currículo como construção social (GOODSON, 1995) e (GOODSON, 1997), abarcando também, a concepção de tarefa normativa da Didática da História (BERGMANN, 199) Nota-se a tentativa de ruptura com as tradições curriculares para a disciplina de História na versão preliminar do documento, o que foi dirimido pelas versões posteriores, culminando na homologação de uma normativa que observa a História em uma perspectiva cronológica e quadripartiteHistóriaEstudo e ensinoHistóriaCurrículosEducação e EstadoHistoryHistoryState and educationBrasil - Curricular Common National BaseStudy and teachingCurriculumA construção da BNCC e o componente curricular de história : um debate sobre a política normativa de elaboração dos currículos para a Educação BásicaDissertação