Greguol, Márcia [Orientador]Brugnhago, Viviany da Silva2024-05-012024-05-012021.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9236Resumo: A prática de atividade física é fundamental para a manutenção da saúde de crianças e adultos No entanto, entre pessoas com deficiência, existe elevada prevalência de sedentarismo, especialmente entre as crianças, sobretudo pela falta de acesso a programas específicos voltados às suas possibilidades O objetivo do estudo foi avaliar a influência do suporte parental na prática de atividades físicas de crianças com deficiência Participaram do estudo 35 crianças com deficiência motora e suas mães, que responderam separadamente a questionários voltados a avaliar seu nível habitual de atividade física e como mães e filhos percebiam o apoio parental para a prática de atividade física As mães e as crianças responderam separadamente à Escala de Suporte Familiar para a Prática de Atividade Física Em seguida, as crianças responderam ao questionário PAQ-C “Physical Activity Questionnaire for Older Children” e as mães responderam ao Questionário Baecke de Atividade Física Habitual Foi também aplicado um questionário para mães e crianças sobre as barreiras e facilitadores percebidos para a prática de atividade física Os dados foram tratados por estatística descritiva, teste t-student e análise de variância para comparação dos grupos e teste de correlação de Pearson para verificar a associação entre as variáveis Foi adotada significância p< ,5 Os resultados mostraram que o suporte parental apresentou relação positiva com o nível de prática de atividade física das crianças, porém apenas das mais novas, com idades de oito e nove anos Não foram vistas diferenças no suporte parental relatado e percebido entre crianças de diferentes sexos, faixas etárias e tipos de locomoção Os resultados médios do nível de atividade física das mães evidenciou uma quantidade de prática insuficiente, porém elas atribuíram elevada importância à prática de atividade física dos filhos Os itens considerados como maiores facilitadores foram o apoio dos amigos e da família, a simpatia do professor, a divulgação de informações e o conhecimento pessoal sobre a atividade física Já como principais barreiras foram destacadas a acessibilidade arquitetônica, o transporte, o cansaço físico, a presença de dores e a falta de tempo Dada a importância das diferentes formas de suporte parental no nível de atividade física das crianças com deficiência, sugere-se que sejam disseminadas de maneira mais efetiva informações para os pais sobre a importância da adoção de um estilo de vida fisicamente ativo pelos filhosExercícios físicos para criançasCrianças deficientesSuporte parentalExercise for childrenChildren with disabilitiesParental supportInfluência do suporte parental no nível da prática de atividade física de crianças com deficiênciaDissertação