Silva, Ileizi Luciana FiorelliMelo, Andressa Alves Silva2024-10-222024-10-222024-09-24https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18190A pesquisa analisa uma proposta de intervenção pedagógica na Escola Municipal Recanto dos Palmares, localizada na cidade de Jataizinho, no estado do Paraná. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2013), existem objetivos e condições para a organização curricular expressos nas práticas pedagógicas no trabalho integral com as crianças. Dentre eles, destacam-se o combate às discriminações de gênero e religiosas, bem como a valorização da diversidade cultural das crianças e de suas diferentes famílias. Assim, prescreve-se uma educação que promova a formação de crianças cidadãs, numa perspectiva de sujeitos de direitos, para o respeito e convivência com as diversidades. Utilizando o diário como instrumento metodológico, foram registrados, durante doze meses, as representações de gênero na escola, incluindo falas, desenhos e atividades pedagógicas e analisou-se como professores e alunos representam os modos de ser masculino e feminino. Assumindo a perspectiva da infância como construção social, e a criança como sujeito do processo de socialização, os referenciais teóricos possibilitaram discutir o conceito de gênero e sua relação com a educação. Esse estudo se baseia nos trabalhos de Scott (1995), Louro (1997), Finco (2004) e Macedo (2017), além de compreender o processo histórico da noção do sentimento de infância e as transformações nas relações entre pais e filhos, de acordo com Philippe Ariès (2014) e Norbert Elias (2012). Também se analisa o desenvolvimento da Sociologia da Infância na perspectiva de Sarmento (2008) e Corsaro (2002), que redefinem o conceito tradicional de socialização e destacam a importância de metodologias que consideram a criança como sujeito ativo no processo, utilizando a etnografia e a observação participante como instrumentos necessários para garantir sua participação na pesquisa. Participaram da pesquisa, de forma voluntária e consentida, onze meninas, treze meninos e a professora de educação física. A intervenção pedagógica envolveu a pesquisa, o planejamento e a implementação de atividades visando melhorar as relações entre as crianças, abordando problemas relacionados às questões de gênero, como preconceito, machismo, discriminação, e conflitos em atividades em grupo e brincadeiras. A pesquisa na escola influenciou outras ações, sensibilizando a comunidade escolar para a temática, e constataram-se melhorias nas relações e interações das crianças em brincadeiras e atividades em grupo. Para compreender as questões de gênero a partir do ponto de vista das crianças com idades entre cinco e seis anos, este estudo foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – CEP/UEL. As teorias de gênero apontaram a necessidade de considerar a relação entre sistema educativo e gênero para desenvolver e adotar práticas pedagógicas não sexistas.porIntervenção pedagógicaGêneroInfânciaEducação infantilInfância - Aspectos sociaisDiretrizes Curriculares NacionaisCurrículos - EducaçãoCrianças - FormaçãoPesquisa de intervenção na escola : representações sobre as relações de gênero na educação infantilIntervention research at school : representations of gender relations in early childhood educationDissertaçãoCiências Humanas - SociologiaCiências Humanas - SociologiaPedagogical interventionGenderChildhoodEarly childhood educationInfancy - Social aspectsNational Curricular GuidelinesCurricula - EducationChildrens - training