Cristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]Ferreira, Felipe Trevisan2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12678Resumo: Nas últimas décadas, o Brasil tem passado por momentos sócio-políticos deveras conflituosos, especialmente no que tange aos movimentos sociais que lutam pelos direitos das populações LGBTQ+ A situação da violência LGBTfóbica no país configura-se entre profusos e pungentes conflitos O Grupo Gay da Bahia (GGB, 218), por exemplo, registrou nos últimos anos os índices mais altos de mortes por homofobia desde a década de 198 Em contrapartida ao estarrecimento de tais dados, as instituições escolares parecem se abster deste debate, podendo elas mesmas desempenhar papéis na manutenção de sistemas de opressão (BOURDIEU; PASSERON, 197), especialmente em contextos de vulnerabilidade social, ainda que os documentos que regulam a prática docente apontem para a escola enquanto formadora de cidadãos críticos, a partir de uma perspectiva multicultural e socialmente engajada Diante disso, este trabalho objetiva investigar as relações existentes entre o ensino de língua estrangeira, a formação de cidadãos críticos e questões de diversidade sexual e de gênero O locus desta investigação foi uma entidade sem fins lucrativos atuante na área de educação profissional e cidadã de jovens em situação de vulnerabilidade social e ressocialização, na cidade de Londrina – PR, onde implementamos seis oficinas com o uso de uma sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 24) voltada para a produção de um comentário online sobre uma canção-rap LGBT Esta pesquisa é qualitativa de cunho interpretativista, e está ancorada no arcabouço teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 23) Tanto os elementos de mediação quanto as interações e produções textuais resultantes de nossa intervenção foram transcritos, descritos e analisados de modo a investigar as representações que as alunas constroem acerca da diversidade sexual e de gênero a partir da participação nas aulas de língua inglesa, com base nos conceitos de reiteração e subversão (BUTLER, 216; 23; 1997) Analisamos também as contribuições de nossa intervenção para o desenvolvimento linguístico e crítico das alunas, relacionando-o aos elementos de mediação previamente descritos Os resultados apontam para: a) indícios de desenvolvimento linguístico e crítico das alunas subsidiados pelos elementos de mediação (a SD e as interações em sala de aula); b) a presença de enunciados de força reiterativa do imperativo heterossexual através do uso de termos derrogatórios, escárnio e recusa, e de enunciados de força subversiva do imperativo heterossexual, que respondem enunciados reiterativos previamente produzidos, indicando novas possibilidades para tratar de tais temas no ambiente de sala de aulaLíngua inglesaInteracionismo sociodiscursivoMinorias sexuaisGêneros textuaisPensamento críticoEnglish languageSocio-discursive interactionismSexual minoritiesTextual genresCritical thinkingStudy and teachingDiversidade sexual e de gênero nas aulas de inglês : a formação de cidadãos críticos em contexto de vulnerabilidade socialDissertação