Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Lima, Roseli Cristina Negrão de2024-05-012024-05-012006.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10550Resumo: A proposta deste trabalho é investigar a produção escrita de 5 alunos de 4ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas do Paraná na Prova de Questões Abertas de Matemática – AVA 22 Para tanto, buscou-se verificar como os alunos lidam com as informações contidas no enunciado e a utilização que fazem delas ao resolver as questões; inventariar os erros e os acertos mais freqüentes e sua natureza; identificar as estratégias/procedimentos mais utilizados; identificar os possíveis fatores intervenientes Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo que utiliza a análise de conteúdo como ferramenta para compreender as informações obtidas Considerando-se a semelhança entre as produções, as provas foram agrupadas conforme o desempenho dos participantes e por bloco de resoluções a partir do acerto/erro Com isso foi possível identificar algumas características da produção dos alunos, alguns dos saberes relativos aos conteúdos envolvidos nas questões Esta investigação mostra que é possível utilizar a avaliação como prática de investigação a fim de identificar e superar dificuldades tanto dos alunos como dos professores nos processos de ensino e aprendizagem que ocorrem no ambiente escolarMatemáticaEstudo e ensinoMatemáticaAvaliação da aprendizagemProdução escrita em matemáticaMathematics - Study and teaching - Study and teachingMathematics - Evaluation of the learning - Study and teachingMathematics - Written production - StAvaliação em Matemática: análise da produção escrita de alunos da 4° série do Ensino Fundamental em questões discursivasDissertação