Alves, Ronaldo CardosoGomes, Isabela Mesquita2024-10-042024-10-042024-04-03https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17922Quando o pensamento histórico é formulado, organiza-se dentro de uma lógica narrativa de pensamento na qual consegue atribuir sentido aos eventos históricos. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo refletir acerca da possibilidade de os estudantes desenvolverem um sentido de orientação no tempo, considerando a finitude humana, além de contribuir para a construção de uma ressignificação do luto por intermédio do estudo histórico da festividade do Día de Muertos da cultura mexicana, utilizando a animação Viva: A vida é uma festa (EUA, 2017). Propõe-se, também, investigar como os estudantes compõem suas narrativas de sentido utilizando a fonte cinematográfica, além de estudar seus pensamentos a respeito da memória e do luto em suas experiências, demonstrando a relevância do Ensino de História para o debate da temática em crianças e adolescentes. Para isso, a investigação busca observar esse processo utilizando a metodologia de investigação da Aula-Oficina (2004), relacionando as experiências de perdas dos estudantes à abordagem mexicana do luto no Día de Muertos, por meio da compreensão da herança histórica mexica. Assim, a pesquisa visa contribuir com a construção de uma perspectiva nova e resiliente perante uma situação limite da vida, no caso o luto, individual e coletivo, utilizando da teoria da consciência histórica (Rüsen, 2001; Koselleck, 2006) como caminho para essa abordagem.porConsciência históricaLutoEnsino de históriaEmpatia históricaCultura mexicanaAula-oficinaCinemaHistória - EnsinoCultura - MéxicoA consciência histórica como caminho para a (re) significação do luto : um estudo do trabalho com o filme: “Viva: A vida é uma festa” nas aulas de históriaHistorical consciousness as a path to the (re)signification of grief : a study of the work with the film “Coco” in history classesDissertaçãoCiências Humanas - HistóriaCiências Humanas - HistóriaHistorical consciousnessGriefTeaching historyHistorical empathyMexican cultureWorkshop-classCinemaHistory - TeachingCulture - Mexico