Greguol, MárciaCaruzzo, Aryelle Malheiros2025-09-182025-09-182025-07-15https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18935A prática esportiva regular favorece o desenvolvimento físico, psicológico e social de crianças e adolescentes com deficiência. Com o objetivo oportunizar a iniciação paradesportiva para essa população, o Comitê Paralímpico Brasileiro criou o Programa de iniciação esportiva intitulado ‘Centro de Referência Paralímpico’, que oferece a prática de modalidades paralímpicas da iniciação ao alto rendimento e possui polos instalados em todo Brasil. A percepção das barreiras e possíveis facilitadores para a prática esportiva está associada a questões sociais e é influenciada pelos hábitos e preferências familiares. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi verificar a associação entre os determinantes sociais e o suporte parental na inserção de crianças e adolescentes com deficiência na prática esportiva paralímpica no Brasil. Para isso, a presente tese foi estruturada segundo o Modelo Escandinavo, e está organizada em quatro capítulos: Capítulo 1 – Introdução geral da tese; Capítulo 2 – Determinantes sociais associados à prática esportiva paralímpica em diferentes regiões do Brasil; Capítulo 3 – Esporte paralímpico no Brasil: compreendendo as barreiras e os facilitadores através do olhar de mães de crianças e adolescentes com deficiência; Capítulo 4 – Considerações finais. Os dois estudos realizados tiveram participantes das cinco regiões do país. No Capítulo 1, encontra-se a contextualização da temática, justificativa, objetivos, hipóteses elencadas, delimitações e limitações da pesquisa, aspectos éticos, definições de termos e a estrutura da tese. O Capítulo 2 objetivou identificar as características sociais das famílias das crianças e adolescentes com deficiência que praticam as modalidades paralímpicas oferecidas pelos Centros de Referência Paralímpicos Brasileiros e a partir do reconhecimento das informações obtidas, comparar os fatores socioeconômicos com as barreiras e facilitadores percebidos, a atividade física habitual dos pais, os tipos de deficiências das crianças e adolescentes em função das diferentes regiões do Brasil. Participaram do estudo 318 pais de crianças e adolescentes com deficiência, alunos de 17 polos dos Centros de Referência Paralímpicos, representantes das 5 regiões do Brasil. As análises dos dados, de cunho quantitativo, foram realizadas no programa de linguagem estatística R Studio. Os resultados indicaram que os pais das crianças e adolescentes com deficiência apresentam níveis moderados de Suporte Parental voltado à prática esportiva, principalmente através do incentivo verbal, não sendo verificada a influência por modelagem, visto que grande parte dos participantes afirmaram não praticar nenhuma atividade física. Foram observadas maiores médias na região norte, em famílias classificadas economicamente como D/E e entre as famílias com filhos com deficiência física. Em relação às barreiras e os possíveis facilitadores percebidos para a prática esportiva, os resultados apontaram semelhanças entre as cinco regiões do Brasil. O Capítulo 3 buscou, por meio de um estudo qualitativo, compreender a associação entre as características sociais e o suporte parental para a prática esportiva paralímpica de crianças e adolescentes com deficiência no Brasil, bem como verificar o papel dos níveis de suporte e das barreiras e possíveis facilitadores percebidos. Foram analisadas 10 entrevistas, sendo 2 de cada região do Brasil, de mães de alunos com deficiências físicas e intelectuais, convidadas a participar de acordo com os demais critérios de inclusão. Para a análise dos dados, foram adotadas as orientações da Análise de Conteúdo, de Bardin (2011), e as categorias de análise elencadas foram: Barreiras Percebidas, Facilitadores percebidos, Suporte Parental, e Determinantes sociais. Os resultados trouxeram importantes reflexões quanto às questões sociais existentes no país. No Capítulo 4 estão descritas as considerações finais da tese. Conclui-se assim que os baixos níveis de atividade física dos pais que constituíram a população do estudo não estão diretamente ligados aos níveis de Suporte Parental que os pais podem oferecer aos seus filhos para a prática esportiva de modalidades paralímpicas. Ainda, que as barreiras e facilitadores percebidos, em sua maioria não estão relacionados às questões pessoais, mas sim à fatores externos e que podem ser mais bem direcionados a partir da atuação profissional ou mesmo de melhores direcionamentos políticos, uma vez que o estudo possuiu abrangência nacional e percebeu realidades semelhantes em todas as regiões do país.porDeficiênciaCrianças e adolescentesPrática esportivaModalidades ParalímpicasSuporte parentalFatores socioeconômicosBarreiras e facilitadoresIniciação esportivaEsportes - Aspectos sociaisCrianças - Atividade físicaAdolescentes - Atividade físicaDeficiência físicaInclusão socialDeterminantes sociais, suporte parental e suas implicações para a inserção de crianças e adolescentes com deficiência na prática esportiva paralímpica no BrasilSocial determinants, parental support and their implications for the inclusion of children and adolescents with disabilities in paralympic sports in BrazilTeseCiências da Saúde - Educação FísicaCiências da Saúde - Educação FísicaDisabilityChildren and adolescentsSports practiceParalympic modalitiesParental supportSocioeconomic factorsBarriers and facilitatorsSports initialSports - Social aspectsChildrens - Physical activityTeenagers - Physical activityPhysical disabilitySocial inclusion