André, Richard GonçalvesQuintino, Rodrigo Galo2024-08-262024-08-262023-08-24https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17300Após um período de crescimento, os anos 1990 marcaram uma estagnação econômica no Japão, o que potencializou duas formas de pensamento: os revisionistas, que idealizavam uma sociedade pré-contato estadunidense, e os reformistas, que buscavam o estabelecimento de medidas neoliberais no país. Mesmo aparentemente antagônicas, as duas formas de pensamento se retroalimentavam. O presente texto de qualificação tem como objetivo analisar a animação Memórias de Ontem, lançada em 1991 sob a direção de Isao Takahata, suas representações e inserção no contexto supracitado. Utiliza-se como metodologia a análise fílmica atrelando as propostas de Vanoye e Goliot-Lete, David Bordwell e Kristin Thompson, bem como o paradigma indiciário de Carlo Ginzburg. Como principais aportes teóricos, mobiliza-se os conceitos de apropriação, estratégias e táticas segundo Michel de Certeau. Como discussões, identificou-se que Memórias de Ontem se apropria de elementos defendidos por revisionistas, principalmente no que diz respeito à idealização do campo e da vida rural, para agir taticamente criticando o modelo neoliberal, sobretudo no que tange às relações de trabalho e às políticas ambientais.porMemórias de OntemStudio GhibliIsao TakahataJapão contemporâneoRevisionismoNeoliberalismoO campo e a cidade na animação Memórias de ontem: representações e apropriações no Japão dos anos 1980 e 1990The country and the city in the animation Memórias de ontem: representations and appropriations of Japan in the 1980s and 1990sDissertaçãoCiências Humanas - HistóriaOnly YesterdayStudio GhibliIsao TakahataContemporary JapanRevisionismNeoliberalism