Martins, Eleine Aparecida PenhaMoreno, Nilvana Teixeira da Silva2024-09-192024-09-192016-03-29https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17651Os pedestres representam grande parte das vítimas fatais em acidentes de trânsito, dada a sua vulnerabilidade frente a um veículo. Considerando o processo de urbanização acelerado e o crescimento de frota de veiculo no Brasil, a adoção de medidas preventivas a este evento deve ser instigada. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo caracterizar os atropelamentos atendidos por serviços de urgência pré-hospitalar móvel em um município do norte do Paraná. Trata-se de um estudo epidemiológico, transversal, com análise de dados retrospectiva, de abordagem quantitativa, que analisou as características dos atropelamentos atendidos por serviços de atendimento pré-hospitalar em um município do norte do Paraná nos últimos quatro anos. A fonte de dados foram os Registros de Atendimento do Socorrista (RAS), e utilizou-se a análise exploratória dos dados, técnica da estatística descritiva, com aplicação do teste Qui-quadrado em algumas variáveis. A população foi composta por 1.663 vítimas, sendo 469 de 2011; 431 de 2012; 408 de 2013; e 355 de 2014. Em relação à vítima, o gênero masculino foi o mais acometido, porém houve predominância dos atropelamentos envolvendo mulheres nos dias úteis e nos períodos da manha e tarde. A idade mediana encontrada foi de 39 anos, sendo a idade mínima de um ano e a máxima de 92 anos, apresentando uma afluência relevante de crianças e adolescentes. Quanto a lesões, prevaleceram os traumatismos leves, evidenciados pela escala de coma e trauma, havendo menor necessidade de atendimento médico. Entre as lesões constatadas, a maioria foi de contusão e escoriação, entretanto observou-se a frequência de queimaduras durante o verão. Houve associação significativa dos atropelamentos no período noturno e às sextas-feiras, seguidas dos sábados. Os atropelamentos tiveram maior registro em ruas, provocados por carro, na região central do município, com ocorrências durante o outono, seguidas do inverno. Houve diminuição de encaminhamentos de vítimas para hospitais terciários. Destaca-se que a implementação local de medidas preventivas pode se tornar um passo importante para a redução da morbimortalidade das vítimas de atropelamento, e também a necessidade de demais estudo sobre o tema, utilizando outros métodos e outras fontes de informação.porTranseuntesServiços médicos de emergênciaServiço hospitalar de emergênciaMortalidadeLetalidadeAnálise epidemiológica dos atropelamentos atendidos por serviços de urgência pré-hospitalarEpidemiological analysis of pedestrian’s run over attended by pre-hospital emergency departmentDissertaçãoCiências da Saúde - EnfermagemCiências da Saúde - EnfermagemPassersbyEmergency medical servicesHospital emergency serviceMortalityLethality