Fregonesi, José Antônio [Orientador]Barros, Carla Aparecida de2024-05-012024-05-012020.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9661Resumo: A compreensão do comportamento do consumidor e dos processos decisórios envolvidos nas suas escolhas é um tema muito discutido, atualmente Nas últimas décadas, o consumidor mostra-se mais atento às características dos produtos adquiridos, principalmente, aqueles de origem animal como o leite A identificação das variáveis atribuídas para caracterizar este novo perfil de consumo demanda estudos específicos, pois entre aquelas observadas no momento da compra estão a sustentabilidade e o bem-estar animal na cadeia produtiva de leite Através de uma revisão de literatura sobre esse assunto, dois artigos foram confeccionados com o objetivo de verificar, entre os consumidores paranaenses situados em municípios de estratos de IDHM diferentes, a percepção sobre o bem-estar e a sustentabilidade na cadeia produtiva de leite e a disposição em pagar a mais por produtos com atributos relacionados a esses temas Para a coleta de dados, um questionário com 27 perguntas foi aplicado aos consumidores paranaenses nas cidades visitadas e também encaminhadas pelo correio Nossos resultados indicaram que o consumidor paranaense demonstra preocupação com o meio ambiente e as formas de produção e por isso, está disposto a pagar valores adicionais ao leite produzido de forma a preservar o meio ambiente Sobre o bem-estar animal, as mulheres moradoras de municípios de IDHM médio parecem ser mais sensíveis ao tema, enquanto o consumidor, de modo geral, demonstra disposição em pagar pelo leite com atributo diferenciado No entanto, os resultados indicaram que o consumidor paranaense ainda não correlaciona a sustentabilidade e o bem-estar animal como itens de qualidade do produto, pois as certificações ambientais e bem-estar animal não foram os principais itens considerados no momento da compra Mesmo o consumidor paranaense tendo acesso a informações sobre sustentabilidade e bem-estar animal, independentemente de sua escolaridade, renda e idade, os atributos preço, informações nutricionais, qualidade e marca são os itens mais motivadores no momento da compra do leiteCadeia produtiva de leiteParanáBovino de leiteCadeia produtivaParanáMilk production chain - ParanáDairy beef - Production chain - ParanáDairy beef - Sustainability - ParanáDairy cattle - Animal welfare - ParanáPercepções do consumidor paranaense sobre sustentabilidade e bem-estar animal na cadeia produtiva de leiteTese