Oliveira, Francismara Neves deFrança, Bianca Emanuele Ilkiu2025-09-302025-09-302025-03-28https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18952A pesquisa apresentada neste relatório é fruto do mestrado em Educação no PPEDU-UEL, vinculada à linha 3, “Aprendizagem e Desenvolvimento em Contextos escolares”. Guiou-se pela abordagem teórica da Epistemologia Genética, em especial quanto ao desenvolvimento sociomoral discutido por Jean Piaget (1896-1980) e pesquisadores contemporâneos que embasaram seus estudos na teoria construtivista ou piagetiana. Definiu-se como estudo de caso qualitativo e objetivou analisar as concepções que licenciandos de Educação Física de 2º e 4º anos de um curso de graduação público no sul do país apresentam sobre a resolução de conflitos nas aulas de Educação Física, na Educação Básica. E como objetivos específicos: 1) analisar a discussão sobre conflitos entre pares na escola nos programas e ementas das disciplinas que compõem a matriz curricular do curso de Educação Física da instituição pública em que os licenciandos estão matriculados; 2) investigar na BNCC (Brasil, 2017) indicadores que se relacionem à resolução de conflitos nos diferentes níveis da Educação Básica; 3) comparar as significações dos licenciandos em Educação Física dos 2º e 4º anos no que se refere à resolução dos conflitos que se manifestam nas aulas de Educação Física na Educação Básica. A pesquisa foi realizada em uma instituição de Ensino Superior pública, localizada no norte do Paraná. Participaram 20 estudantes, sendo 10 do 2º ano e 10 do 4º ano. As entrevistas ocorreram individualmente, via google meet, com duração entre 15 e 25 minutos. Os dados foram analisados e cotejados com a literatura e depreendeu-se as seguintes reflexões: 1) O PPP do curso de Educação Física analisado não tem o desenvolvimento sociomoral como eixo norteador das discussões na formação dos estudantes sendo que a temática aparece como conteúdo de duas disciplinas apenas; 2) A BNCC, como documento oficial que norteia o ensino de Educação Física na Educação Básica é lacunar e embora cite o desenvolvimento moral, não solidifica as bases de seu trabalho no ambiente escolar; 3) As concepções dos participantes do estudo revelaram que reconhecem que na Educação Básica a temática dos conflitos entre pares é frequente e que não se sentem preparados para atuar na sua resolução em sua atuação profissional e 4) Os participantes indicaram que vivenciam em sua formação postura autoritária na resolução de conflitos que surgem entre eles, inclusive entre estudantes do bacharelado e da licenciatura, revelando ambiente competitivo e pouco construtivo. A literatura consultada tanto da área de Educação Física (Motricidade Humana) como das pesquisas sobre educação sociomoral indicam a necessidade de ambiente dialógico, aprendizagem que integre os diferentes âmbitos constitutivos da pessoa em desenvolvimento e práticas construtivas e de cooperação em lugar da competição e do autoritarismo, o que indica caminhos formativos diferentes dos revelados como predominantes nas concepções dos participantes e nos documentos analisados neste estudo.porConflitosEducação BásicaEducação FísicaEpistemologia GenéticaEnsino superior - ParanáEducação pública - ParanáResolução de conflitos entre pares na educação básica: o que pensam os licenciandos de educação física?Peer conflict resolution in basic education: what do physical education undergraduates think?DissertaçãoCiências Humanas - EducaçãoCiências Humanas - EducaçãoConflictsBasic EducationPhysical EducationGenetic EpistemologyHigher education - ParanáPublic education - Paraná