Oliveira, Marta Regina Furlan deMontanher, Vivian Leite Pereira2024-09-252024-09-252023-12-04https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17749Este estudo tratou sobre a Formação Continuada de Professores da Educação Infantil no Município de Arapongas-Paraná, e as implicações formativas na prática docente com crianças de até 5 anos de idade. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Educação – Linha 2 – Docência: Saberes e Práticas, Núcleo 1: Formação de Professores da Universidade Estadual de Londrina e participação no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica – CNPq/UEL, a pesquisa justifica-se pelo fato de que a pesquisadora, por atuar na Educação Infantil, inquietou-se a respeito de como os colegas docentes têm vivenciado os momentos de formação continuada que lhes são ofertados, a fim de identificar possíveis modificações na proposta, visar melhor atender melhor esse público e oportunizar uma formação continuada que atenda suas expectativas e reais necessidades. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender como a formação continuada disponibilizada pela Secretaria Municipal de Educação é percebida pelos docentes que atuam com as crianças, assim como ecoam essas implicações na prática docente. A metodologia de pesquisa foi de natureza qualitativa, por tratar-se de um estudo bibliográfico com pesquisa de campo, em que foi realizado um levantamento de dados a respeito da temática “formação continuada”, e uma pesquisa documental realizada junto à Secretaria Municipal de Educação. A pesquisa de campo foi realizada com 7 (sete) professoras que atuam com crianças de meses até 5 (cinco) anos de idade, num Centro Municipal de Educação Infantil, e o instrumento utilizado para a coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada com questões abertas, aplicada em momentos pré-agendados com as participantes. Os resultados da pesquisa demonstraram com clareza que a “formação continuada” de professores tem importância para o trabalho diário desses docentes, pois as temáticas auxiliam no trabalho e, consequentemente, no desenvolvimento das crianças. Mesmo que os professores encontrem dificuldades na aplicação de alguns desses temas para as crianças, a sua oferta nas formações pode proporcionar a esse profissional novas formas de aplicação de um mesmo conhecimento às crianças, como também a criação de novos ambientes e materiais que enriqueçam o trabalho com os pequenos. Além disso, pôde-se destacar que a discussão do tema “formação continuada” proporcionou às professoras entrevistadas a oportunidade de realizarem uma autorreflexão capaz de ampliar os olhares sobre a temática, aprimorando seus conhecimentos e refletindo sobre sua prática a partir dos momentos de formação dos quais participam frequentementeporEducação Infantil - MaternalProfessores - FormaçãoFormação ContinuadaAção DocenteCrianças - DesenvolvimentoArapongas (PR)Reflexões sobre a formação continuada de professores da educação infantil no município de Arapongas: contribuições para a ação docente com criançasReflections on the continuing education of early childhood teachers in the municipality of Arapongas: contributions to pedagogical practices with childrenDissertaçãoCiências Humanas - EducaçãoCiências Humanas - EducaçãoEarly Childhood EducationTeachersContinuing TrainingTeaching ActionChild educationTeachers training