Laburú, Carlos Eduardo [Orientador]Rosa-Silva, Patrícia de Oliveira2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14313Resumo: Esta tese apresenta os resultados de um estudo em que se buscou encontrar o modo de generalização típico de estudantes do Ensino Médio quando se trata do tema resíduos sólidos domésticos A fundamentação teórico-metodológica é inspirada no conceito de interpretante da teoria semiótica de Charles S Peirce, em cuja base se encontra a noção de símbolo e legissigno Os guias de análise foram definidos com a inserção de raciocínio diagramático, processo que igualmente orientou a própria coleta de dados Produziu-se uma investigação em que o estudante se manifestava por meio da linguagem verbal e pictórica compondo uma expressão híbrida, ou seja, ao mesmo tempo em que passavam por uma experiência de aprendizagem como parte de um conteúdo de Educação Ambiental, conheciam e desenvolviam maneiras combinadas (não exclusivamente verbais) de expor as novas percepções que iam adquirindo Integrado à Educação Científica, esse fator operou no sentido de tornar possíveis as inferências da pesquisa, além de revelar as condições em que se estabelece a alfabetização visualCiênciaEstudo e ensinoResíduos sólidosEstudantesAlfabetização visualStudy and teachingSolid wasteVisual literacyEnvironmental educationStudent - ScienceAlfabetização visual como estratégia de educação ambiental sobre resíduo sólido doméstico : os interpretantes de Peirce na compreensão das representações de estudantes do ensino médioTese