Melo, Camila Muchon de [Orientador]Bogo, Anne Carolynne2024-05-012024-05-012017.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16180Resumo: A Análise do Comportamento tem contribuído para a resolução de problemas sociais principalmente por meio de estudos de planejamento cultural Em 27, Abib publicou o livro “Comportamento e sensibilidade: Vida, prazer e ética”, no qual apresenta um projeto de educação da sensibilidade como contribuição àqueles interessados nos estudos de delineamentos culturais A relevância das interpretações do autor para os estudos em cultura e o fato de que os textos que citam o livro de Abib não tratam de planejamento cultural influenciaram a elaboração dos objetivos deste trabalho Os objetivos são sistematizar o projeto de educação da sensibilidade, mostrando sua importância para o planejamento cultural, e averiguar e analisar a compatibilidade entre o projeto de educação da sensibilidade e propostas de intervenções culturais Para alcançar esses objetivos, organizaram-se dois estudos O Estudo 1 consistiu na sistematização do projeto de educação da sensibilidade Para tanto, analisou-se o livro de Abib por meio do Procedimento de Interpretação Conceitual de Texto As bases teórico-filosóficas do projeto de Abib foram discutidas por meio da análise da relação entre comportamento, consequências e sensibilidade, e do conceito de hedonismo Em seguida, sistematizaram-se os princípios e estratégias do projeto de educação da sensibilidade Os princípios destacam principalmente o uso de reforçamento positivo imediato, e as estratégias são a educação do sentimento, a educação ética, a educação para liberdade e a formação do autocontrole e do indivíduo criativo Discutem-se algumas potencialidades do projeto, como a recuperação do estudo da sensibilidade na explicação do comportamento e dos problemas humanos, e limites, como a defesa do abandono da punição e a definição de consequências culturais Conclui-se que o projeto de Abib avança ao focar na evolução da sensibilidade e ao colocar a educação da sensibilidade como objeto central de um projeto de desenvolvimento humano e como novo objetivo às intervenções culturais O Estudo 2 consistiu na averiguação e análise da compatibilidade entre o projeto de educação da sensibilidade e propostas de intervenções culturais Para tanto, realizou-se busca em base de dados e em periódicos de destaque na área de textos de intervenções culturais, conforme critérios de inclusão e exclusão Analisou-se um estudo de intervenção no trânsito, um estudo de intervenção para promover o cuidado responsável de animais domésticos e uma intervenção para desenvolver o manejo adequado de resíduos sólidos, visando identificar aspectos que pudessem ser relacionados com os princípios e estratégias do projeto de educação da sensibilidade Nas intervenções analisadas não foi possível encontrar aspectos de correspondência com todas as estratégias apresentadas por Abib Discute-se a necessidade ou não da presença de todas as estratégias em uma intervenção para promover a educação da sensibilidade Conclui-se que apesar dos pontos de contato, educar a sensibilidade não era objetivo das intervenções analisadas Sugere-se que intervenções focadas na educação da sensibilidade poderiam ser mais eficazes, pois uma sensibilidade educada daria condições de que as pessoas se comportem de modo a favorecer a sobrevivência das culturas, e a produzir bem pessoais e para os outros, ao mesmo tempo, em diferentes situaçõesAnálise do comportamentoComportamenbto humanoCulturaMudança socialBehavioral analysisBehavior (Psychology)CultureSocial changeEducação da sensibilidade : contribuições ao planejamento culturalDissertação