Vieira, Saulo Fabiano Amâncio [Orientador]Gagliardi, Vivian Carolina Jacob Costa2024-05-012024-05-012013.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13737Resumo: O presente estudo tem como premissas compreender a percepção de professores de uma escola da rede pública estadual na cidade de Londrina/PR em relação aos possíveis impedimentos no ambiente de trabalho, assim como suas consequências para o processo emancipatório do indivíduo A referida discussão passa pelos múltiplos aspectos que envolvem a situação de trabalho no campo proposto e suas questões de autonomia e consequências a longo prazo à saúde dos professores constituindo-se em um estudo cujo debate é apresentado como resultado de um focus group analisado à luz da Teoria Crítica mais especificamente seu conceito de emancipação e ao conceito de impedimento do ofício maltratado de Clot (1995) Considerando o fato de que esta pesquisa tem como base a Teoria Crítica e suas nuances, é natural que a mesma seja de natureza qualitativa Foi feito um corte transversal onde um grupo de professores da rede estadual de ensino na cidade de Londrina foi entrevistado a partir de um focus Observou-se que apesar de impedidos, os professores pesquisados não se sentem como tal, o que leva à possibilidade de uma pseudo-emancipação, ou seja, estão em situação de impedimento e consequentemente não emancipadosTeoria da organizaçãoSaúde e trabalhoProfessoresSaúde e trabalhoClima organizacionalOrganization theoryHealth and workTeachersOrganizational climateHealth and workA percepção de impedimento e emancipação : um estudo com professores em uma escola da rede pública estadual na cidade de Londrina-PrDissertação