Lima, Sheila Oliveira [Orientador]Militão, Giselda Morais de Alencar2024-05-012024-05-012015.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10558Resumo: Esta Dissertação tem como principal objetivo propor uma abordagem voltada ao uso da leitura literária como incentivo à introdução, aprofundamento e consolidação do processo de alfabetização que compreende o 1° Ciclo do Ensino Fundamental I Para que isso seja concretizado o que se propõe é um trabalho com as crianças, deste o início de sua vida escolar, que possibilite o seu ingresso no mundo da escrita em contato com os textos literários, os quais tem uma significativa contribuição para a formação global do ser humano Trata-se de uma pesquisa-ação que pretende, com sua proposta, contribuir significativamente para o aumento da potencialidade dos alunos em relação à leitura Na presente pesquisa-ação, optou-se pela intervenção, coleta e análise de dados em classes do 1º ano do Ensino Fundamental I, das quais a professora-pesquisadora foi regente nos anos de 212, 213 e 214 Foram desenvolvidas, durante a pesquisa, em 212 a observação e acompanhamento do processo de alfabetização, em 213 e 214, iniciou-se as intervenções e estudos assim como a comparação dos níveis de aquisição da leitura e da escrita norteados pelos estudos de Grossi Durante os dois últimos anos, a partir de uma abordagem voltada aos textos literários, foram elaboradas, planejadas e introduzidas quatro atividades na rotina dos alunos que são: “Cantinho da Leitura”, “Hora da Leitura com o Amigo”, “Sacola Viajante” e “Hora da História” A professora-pesquisadora elaborou sequências didáticas, a partir da literatura, e as desenvolveu dentro da atividade “Hora da História” com o propósito de aproximar mais o aluno da compreensão dos textos que leem ou ouvem Os gêneros escolhidos para a abordagem foram, principalmente, o conto de fadas e a poesia Os mesmos foram apresentados às crianças, em primeiro plano, sob a perspectiva estética concernente à literatura, desvestido do caráter pedagógico como qual, normalmente, costuma-se associá-los Para análise dos resultados, foram utilizados os dados que constam nos pareceres descritivos individuais dos alunos dos últimos semestres de cada ano e a observação dos comportamentos apresentados por eles durante a sistematização das atividades com a leitura literária Os resultados obtidos trazem a percepção de que a literatura necessita estar inserida no ambiente de alfabetização de maneira planejada e voltada ao seu caráter estético como incentivo à formação de leitores desde a tenra infância dentro da perspectiva do letramentoLiteraturaEstudo e ensinoLeituraAlfabetizaçãoReadingLiteratureStudy and teaching - Study and teachingO significado da leitura literária no processo de alfabetizaçãoDissertação