Demétrio, Silvio Ricardo [Orientador]Sampaio, Gabriel Dias Hiera2024-05-012024-05-012019.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13278Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise da relação entre as matrizes de linguagem sonora, visual e verbal, presentes no clipe da música “Monkey” (Far From Alaska), a partir da concepção fenomenológica de Peirce, atrelada aos conceitos de espetacularização e de manipulação do interpretante, tendo em vista a interdependência entre este e o conjunto de materiais e peças de divulgação (não necessariamente audiovisuais) que compõem um sistema comunicacional complexo, intermidiático, embasado num processo de tradução intersemiótica que estabelece uma relação indexical com o disco “Unlikely” (217), tendo o estudo das matrizes da linguagem e do pensamento como embasamento metodológico da análise A contribuição científica pretendida é no sentido de enunciar uma metodologia de coleta e análise de dados que seja guiada por princípios de tradução intersemiótica e apta a explicar correlações entre códigos da imagem e do som Observa-se, assim, a importância de avaliação do contexto no qual o objeto de estudo apresentado se insere, interferindo diretamente na eficiência e eficácia dos resultados apontados, sobretudo ao se considerar sua natureza híbrida atrelada às redes sociaisSemióticaFenomenologiaComunicação audiovisualSemiologyPhenomenologyCommunicationAudio-visual - Social aspectsMúsica pra ver : estudo da relação intersemiótica entre as matrizes de linguagem sonora, visual e verbal no clipe de "Monkey" (Far From Alaska)Dissertação