Silva, Ileizi Luciana Fiorelli [Orientador]Prado, Gregório Antonio Fominski do2024-05-012024-05-012014.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14172Resumo: O ensino desafia a ciência em dois momentos: quando a linguagem científica conceitual atinge seu limite de explicação e não consegue explicar a realidade e quando os conceitos são reificados O objeto da pesquisa é a reflexão sobre os obstáculos epistemológicos que o ensino da Imaginação Sociológica encontra em um tipo de cientificidade marcada pela racionalidade reificada O objetivo geral da presente Dissertação é fundamentar epistemologicamente, a partir da observação e análise das aulas e das atividades discursivas dos alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva – Rolândia – PR, durante os anos de 211 a 213, o processo de Imaginação Sociológica, evidenciando que tanto nas bases teóricas quanto nas bases morfológicas das ciências sociais é possível encontrar fundamentos para justificar o uso de um processo abstrato e criativo para desvelar e propor entendimentos dos fenômenos, relações e ações sociais As principais problemáticas a serem investigadas pela pesquisa são: por que a Imaginação Sociológica encontra desafios operacionais nas bases epistemológicas? Por que e como o Ensino de Sociologia expõe esse problema epistemológico justamente no nível médio de ensino? Em quais situações práticas de ensino esse problema vem à tona? Quais experiências e práticas revelam esse problema? A hipótese é que a racionalidade instrumental, que parece pautar as práticas, orientações e teorias educacionais, “reificam” os conceitos, teorias e a linguagem sociológica, provocando o desencontro entre ciência, ensino e Imaginação SociológicaSociologiaEstudo e ensinoPrática de ensinoSociologyStudy and teachingQuando o ensino desafia a ciência : algumas questões presentes nos processos de ensino-aprendizagem da sociologiaDissertação