Oliveira, Katya Luciane de [Orientador]Inácio, Amanda Lays Monteiro2024-05-012024-05-012018.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16294Resumo: O objetivo do presente estudo é analisar algumas questões referentes aos processos de aprendizagem, quais sejam estilos intelectuais, estratégias de aprendizagem, compreensão de leitura e desempenho escolar Participaram da pesquisa 764 estudantes matriculados no ensino médio de três escolas, sendo uma pública e duas particulares do Estado do Paraná Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Estilos de Pensamento (TSI-R2), Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Médio (EAVAP-EM) e o Teste de Cloze Também foram verificadas as médias globais dos estudantes nas disciplinas de português, matemática, filosofia e sociologia, para avaliação do desempenho escolar Todos os instrumentos foram aplicados de forma coletiva, sendo o Teste de Cloze aplicado somente na amostra do ensino público Os resultados evidenciaram que a amostra total apresentou média de pontuação maior no estilo judicial Pela análise fatorial exploratória realizada para investigar evidências de validade para o (TSI-R2), os estilos se organizaram em dez fatores, com alphas variando de ,69 a ,79 Na EAVAP-EM, os alunos da amostra total tiveram maior pontuação na subescala de estratégias metacognitivas, sendo o mesmo resultado encontrado em relação ao ensino particular e público No Teste de Cloze identificou-se nível de compreensão de leitura com pouca habilidade de abstração, denominado nível de frustração Quanto ao desempenho escolar, os estudantes da amostra total e de ambas as redes de ensino apresentaram melhores notas nas disciplinas de sociologia e filosofia Em relação às diferenças entre as variáveis, observou-se que os estudantes do ensino particular pontuaram melhor em todos os estilos Na EAVAP- EM houve diferença significativa entre os grupos nas subescalas de estratégias cognitivas, estratégias metacognitivas e na pontuação geral Quanto ao desempenho dos estudantes, foram encontradas diferenças significativas somente na disciplina de filosofia No que se refere às possíveis relações entre os estilos e as demais variáveis, foram encontradas correlações estatisticamente significativas entre os estilos com a EAVAP-EM e entre os estilos e a compreensão de leitura Verificou- se ainda que alguns estilos intelectuais predizem até certo ponto o uso das estratégias cognitivas e a pontuação total em estratégias de aprendizagem A discussão dos dados foi feita visando problematizar os resultados encontrados, apontando para a necessidade de futuros estudos que possam investigar essas variáveis em outras amostras e contextosEstratégias de aprendizagemCompreensão na leituraEnsino médioLearning strategiesReading comprehensionEstilos intelectuais, estratégias de aprendizagem, compreensão de leitura e desempenho escolar no ensino médioDissertação