Perfeito, Alba Maria [Orientador]Nantes, Eliza Adriana Sheuer2024-05-012024-05-012014.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15320Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o processo de intervenção pedagógica no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, na série final do Ensino Fundamental, mediada pelo trabalho colaborativo, integrando oralidade, leitura e produção/refacção textuais, com a intenção de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem em língua materna, via “Plano de Trabalho Docente”/PTD (GASPARIN, 27) Enquanto objetivo específico, vamos analisar o processo de didatização, por meio de um trabalho colaborativo, com o texto-enunciado “causo escrito”, no Ensino Fundamental, com o apoio do PTD, visando à melhoria do ensino-aprendizagem das atividades de leitura, de produção textual e de análise linguística Defendemos que o gênero discursivo da esfera literária, o “causo”, pode ser inserido na escola, conforme indicam os PCN (BRASIL, 1998), principalmente por tratar-se de um gênero com enunciados concretos que expressam a crença do povo, manifestando, inclusive, em suas narrativas, um dos maiores patrimônios da humanidade: sua história (CÂNDIDO, 1981) A presente pesquisa inscreve-se na área da Linguística Aplicada, de caráter qualitativo-interpretativo e de cunho etnográfico, porque surge da preocupação com o uso da linguagem em esferas sociais distintas, volta-se para a interpretação dos fatos considerados no processo de trabalho colaborativo, foco desta tese Além dos pressupostos teóricos, oriundos de Bakhtin (28; 21) e Bakhtin e Voloshínov (21), ancoramo-nos, para encaminhamento didático, nos estudos de Gasparin (27), cuja proposta de trabalho, intitulada “Plano de Trabalho Docente”, fundamenta-se na Pedagogia Histórico-Crítica, a partir das ideias de Saviani (28) e da teoria de Vygotsky (1999) Desse modo, almejamos criar e experimentar, em situações de sala de aula, uma didática sugerida pelas Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa do Estado do Paraná - DCE (PARANÁ, 28), assumindo, enquanto objeto de estudo, os enunciados concretos do gênero discursivo proposto, salientando o processo de análise linguística contextualizada às práticas de leitura e de produção/refacção textual O resultado da pesquisa apontou para a proficuidade do trabalho colaborativo na realização de um trabalho interligado entre leitura, produção textual e análise linguística para possibilitar ao aluno a apropriação de enunciados concretos do gênero “causo escrito”, de modo significativo, dinâmico e criativo, visto entendermos, ainda, que a opção pelos textos-enunciado desse gênero, como conteúdo de ensino, propiciou um tratamento mais próximo à realidade discente, na produção de sentidos contextualizadosContosGêneros discursivosAnálise linguística (Linguística)Planejamento educacionalLíngua portuguesaStudy and teachingPortuguese languageCauso escrito : uma proposta de trabalho sobre leitura, produção textual e análise linguística, via plano de trabalho docenteTese