Both, Jorge [Orientador]Jesus, José Carlos Cordeiro2024-05-012024-05-012019.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9363Resumo: Analisa a relação entre Competência Profissional (CP) e Motivação Acadêmica (MA) mediada pela Síndrome de Burnout (SB) nos estudantes do curso de Bacharelado em Educação Física A pesquisa foi de caráter descritivo exploratório, com abordagem quantitativa Participaram do estudo 436 estudantes de três Instituições de Ensino Superior da cidade de Londrina A coleta de dados ocorreu no inicio e no final do ano letivo de 218 Na análise de dados, empregaram-se os testes estátisticos: Qui-quadrado para Grupo Único com distribuição de grupos de forma equalizada; Qui-quadrado Wilcoxon para dados pareados; Friedman com o teste de post hoc de Comparação Multipla de Dunn; e Análise de Equações Estruturais, considerando a Análise de Trajetórias, bem como o Efeito de Mediação Destaca-se que todas as análises obedeceram níveis de confiança de 95% (p<,5) Os programas utilizados nas análises foram o SPSS versão 2 e o AMOS versão 2 Em relação aos resultados, observou-se que todo o constructo da Competencia Profissional e as dimensões exaustão, emocional e eficacia profissional apresentaram maiores indices nas séries finais do curso Por outro lado, o constructo da Motivação Acadêmica não evidenciou diferenças entre as quatro séries Ao considerar as mudanças ocorridas durante o ano letivo, observou-se que os alunos apresentaram maior percepção em todo o constructo da Competência Profissional no final do ano letivo No constructo da Motivação Acadêmica, observou-se que os alunos no final do ano letivo apresentaram maiores escores nas dimensões desmotivação, regulação externa e regulação Introjetada Quando considerado o constructo da Síndrome de Burnout, observou-se que, no final do ano, os alunos possuíam maior sentimento de eficácia profissional, embora possuíssem maior sentimento de exaustão emocional e descrença Ao analisar o impacto da Motivação Acadêmica na autopercepção de Competência Profissional dos estudantes, considerando, como fator mediador, a Síndrome de Burnout, observou-se que, no inicio do ano letivo, a autopercepção de Competência Profissional não apresenta influencia da Motivação Acadêmica e da Síndrome de Burnout Além disso, constatou-se que, quanto maior a motivação do aluno, maior é a incidência da Síndrome de Burnout Entretanto, ao avaliar o final do ano letivo, constatou-se que a Motivação Acadêmica influencia de forma positiva na autopercepção de Competência Profissional Além disso, quanto mais motivado o aluno, maior será a incidência da Síndrome de Burnout Ademais, a Síndrome de Burnout não influencia na autopercepção de Competência Profissional Por fim, concluiu-se que, no avançar do ano letivo e do curso, aumenta-se, nos alunos, a autopecepção de Competencia Profissional, eficácia profissional e a motivação introjetada e externa, aliados à desmotivação, descrença e exaustão emocional Além disso, a autoperceção de Compentencia Profissional não recebe influência da Síndrome de Burnout, embora esta síndrome esteja ligada intimamente à Motivação Acadêmica, a qual influência de forma positiva na autopercepção de Competência Profissional apenas no final do ano letivoEducação físicaCompetência profissionalBurnout (Psicologia)Motivação na educaçãoBachareladoPhysical educationProfessional competenceBurnout (Psychology)Motivation in educationBachelor of arts degreeRelação entre competência profissional e motivação mediada pela Síndrome de Burnout em alunos do bacharelado em educação físicaDissertação