Laburú, Carlos Eduardo [Orientador]Benini, Marli Balzan Cavalaro2024-05-012024-05-012006.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10797Resumo: Muito se tem dito sobre as deficiências do ensino da Matemática A partir delas, procuramos uma solução para esse problema, surgindo então o tema Laboratório de Matemática Este trabalho tem como intenção mostrar como a experimentação no laboratório está inserida historicamente na Ciência e que a idéia de um laboratório de Matemática não é nova Pretendemos com ele comparar o laboratório de Matemática com o de Ciências A apresentação de alguns laboratórios de ensino de Matemática brasileiros e portugueses e seus objetivos se faz presente Para tanto lançamos mão de dados bibliográficos e documentais Os objetivos do laboratório de Ensino de Matemática foram coletados e analisados segundo algumas categorias Essas categorias são a motivacional, a instrucional, a funcional e a epistemológica, usadas na Ciência, baseadas em Laburú (25) Com base nos dados, observamos que, em se tratando de um laboratório didático, preocupado com o ensino e a aprendizagem, existem muitos pontos em comum entre o trabalho de laboratório de Ciência e o de Matemática Este trabalho também se preocupou em trazer um capítulo sobre “Os Diferentes Tipos de Abordagem no Laboratório de Física”, como uma elucidação para as pessoas que desconhecem as maneiras como pode ser conduzido o trabalho naquele espaçoMatemáticaEstudo e ensinoMatemáticaAprendizagem experimentalMathematics - Study and teaching - Study and teachingExperiential learningLaboratório de ensino de matemática e laboratório de ensino de ciências : uma comparaçãoDissertação