Vieira, Miguel Heitor Braga [Orientador]Takamatsu, Roberta Shizuko2024-05-012024-05-012018.00https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8939Resumo: Este trabalho propõe uma leitura crítica de parte da obra da poeta Orides Fontela (194- 1998) com foco no conceito de ritmo e na construção de imagens Nosso principal objetivo foi compreender como estes dois fundamentos articulam-se no texto poético da autora, tendo em vista características como o pensamento expresso por fragmentação, a lucidez corrosiva e a densidade extrema postos em regime de tensão Para tanto, em um primeiro momento, destacamos a escrita de autores como Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, Clarice Lispector, Paul Celan, eecummings, Stéphane Mallarmé, entre outros, em que percebemos determinados pontos de aproximação com a escrita oridiana e, concomitantemente, buscamos pontuar traços que particularizam a poética de Fontela Em um segundo momento, procuramos vasculhar os sentidos do ritmo e da construção da imagem poética, incorporando à discussão teóricos da Literatura e da Filosofia, dentre os quais destacamos Antonio Candido, Alfredo Bosi, Norma Goldstein, os franceses Henry Sahamy e Mikel Dufrenne, o ensaísta mexicano Octavio Paz, os gregos Platão e Aristóteles, os formalistas russos Boris Tomachevski, Victor Chklovski, além de dar voz a poetas com veia reflexiva, como Paulo Henriques Britto, Mário de Andrade e Paul Valéry, com a perspectiva de refletir sobre as funções expressivas de tais elementos a partir da modernidade Por fim, com base nas discussões anteriores, na terceira parte deste trabalho, analisamos os poemas “Gênesis”, “Meio Dia” e “Fala”, que compõem a parte central do corpus desta Dissertação O critério adotado para esta seleção levou em conta pôr em relevo três movimentos básicos presentes assiduamente na escrita poética oridiana: a percepção, a reflexão e a expressãoPoesia brasileiraHistória e críticaRitmoCriticism and interpretationHistory and criticismRhythmBrazilian poetry - 1940-Fontela, OridesToda palavra é crueldade : ritmo e construção de imagens em Orides FontelaDissertação