Serassuelo Júnior, HélioGrubertt, Guilherme Alves2024-09-102024-09-102023-08-29https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17483No âmbito da ciência do esporte, os desafios da combinação entre a formação educacional ou vocacional e esporte é denominada dupla carreira. As competências relacionadas a dupla carreira são caracterizadas pelo conjunto de atitudes, habilidades e conhecimentos que permitem os atletas combinarem de maneira efetiva a formação educacional com a carreira esportiva. Diante de todas as características multifatoriais do processo de adaptação humana, as etapas de transição da dupla carreira devem ser consideradas tanto em termos de desenvolvimento como em um âmbito holístico. Até o momento, os trabalhos realizados no Brasil que identificaram e quantificaram características da dupla carreira não investigaram as competências dos estudantes-atletas utilizando instrumentos específicos baseados em uma abordagem holística. Assim, o objetivo geral do presente estudo foi analisar as competências, atitudes e habilidades da dupla carreira de estudantes-atletas do estado do Paraná-Brasil através de investigações com delineamento quantitativo. Os objetivos específicos foram: (1) apresentar as propriedades psicométricas e evidências de validades de conteúdo, baseada na estrutura interna e resposta aos itens da versão brasileira do Dual Career Competency Questionnarie for Atlhetes (DCCQ-A); (2) investigar em que medida os escores das competências da dupla carreira variam para estudantes-atletas de ambos os sexos, tipos de instituições de ensino (IES) e nível de escolaridade. Para tanto, foram avaliados 745 estudantes-atletas (Midade17,3 + 5,4; sexo feminino 54%; estudantes-atletas com deficiência 8%) do Programa de bolsas do estado do Paraná – Geração Olímpica e Paralímpica. A versão Brasileira do DCCQ-A apresentou propriedades psicométricas satisfatórias através cálculo da validade de conteúdo, da análise fatorial confirmatória e índices de ajuste excelentes (CFI = 0.982, TLI = 0.980, SRMR = 0.057, RMSEA = 0.056). A análise Rasch multidimensional indicou uma excelente consistência interna das pontuações e uma boa discriminação dos participantes. Além disso, houve resultados estatisticamente significativos no efeito principal para sexo (F(4, 738) = 17,782, p < 0,001), instituição de ensino (F(4, 738) = 5,509, p <0,001) e escolaridade (F(4, 738) = 3,335, p<0,05). Estudantes-atletas do sexo feminino de IES públicas apresentaram escores maiores para a gestão da dupla carreira (M = 4,23 + 0,38) quando comparados ao sexo masculino de IES públicas (M = 4,03 + 0,04). Em IES privadas, estudantes-atletas do sexo feminino apresentaram escores menores da competência consciência emocional (M = 3,73 + 0,04). Escores de consciência emocional também foram menores para estudantes-atletas do sexo feminino nos dois tipos IES (ensino básico, M = 3,78 + 0,03; p < 0,05; ensino superior, M = 3,66 + 0,06; p < 0,001). Devido a robustez psicométrica da versão brasileira do DCCQ-A, esse instrumento indica uma contribuição importante para a aplicabilidade prática e de pesquisa da psicologia do esporte. Os resultados desse estudo demonstraram a relevância das competências da dupla carreira e recomenda que as diferenças entre sexo e IES devem ser consideradas no desenvolvimento da dupla carreira. Esse desfecho pode auxiliar treinadores, gestores do esporte, estudantes-atletas e todos os envolvidos a compreenderem e otimizarem suas atitudes referentes a dupla carreira, além de auxiliar pesquisadores a avançar o conhecimento nessa área tão recente no Brasil.porEsporte escolarAdolescênciaFormação esportivaJovem atletaAtletasEducação físicaEsporte e educação : competências da dupla carreira de estudantes-atletas do estado do ParanáSport and education : dual career competencies of Brazilian student-athletesTeseCiências da Saúde - Educação FísicaSchool sportAdolescentYouth sportSport careerAthletesPhysical education